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Como garantir a saúde dos pequenos atletas nos dias de calor

Beber água é essencial, mas não basta. Confira como evitar a desidratação e a queda do rendimento

Por Estúdio ABC Atualizado em 8 nov 2016, 11h06 - Publicado em 18 dez 2015, 10h46

Assim que os termômetros começam a subir, os praticantes de atividade física voltam a ficar na mira de um fantasma chamado desidratação. Com os pequenos não poderia ser diferente, mas com um agravante: distraídos, eles só se lembram de beber água quando o organismo já esgotou suas reservas. Por isso é tão comum a desidratação em crianças.

“Muitas nem sequer recorrem à água e se valem de bebidas como sucos, chás, isotônicos e até refrigerantes, o que não é recomendado”, avisa a nutricionista esportiva Vivian Ragasso. Para que seu filho não corra esse risco e possa continuar treinando sossegado, mesmo nos dias mais tórridos do verão, siga as instruções da especialista.

  • Cuide para que ele carregue sempre uma garrafinha com muita água gelada para o treino e o estimule a beber pequenas quantidades, várias vezes, antes mesmo de sentir sede – ela já é sinal de desidratação. Por dia, a criança deve ingerir 30 mililitros de água por quilo de peso.
  • Dê preferência à água pura – tudo bem que esteja bem gelada, se ele gostar. Também são indicados sucos naturais, água de coco e chás sem açúcar.
  • Isotônicos e suplementos esportivos costumam ser dispensáveis na dieta infantil, mesmo que a criança faça muita atividade física. “Eles só devem ser usados com orientação médica ou nutricional”, alerta Vivian.
  • Fuja de tecidos grossos e escuros que dificultam a transpiração. É ela que faz a termorregulação corporal e minimiza o mal-estar durante os treinos.
  • Evite expor a criança ao sol nos horários de maior irradiação, entre 11 e 14 horas.
  • Mesmo que o calor provoque perda de apetite, não permita que seu filho pule refeições. Melhor investir em alimentos mais leves e em menor quantidade, divididos em pequenas porções ao longo do dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e uma boquinha antes de dormir.

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