Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 7,99

Como fazer um perfil no LinkedIn: 7 passos para se destacar na rede profissional

Preparamos um guia, com fotos, para você montar uma página atrativa e eficiente

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 27 abr 2016, 23h52
Thinkstock/Getty Images
Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Se você criou uma conta no LinkedIn “só por criar” ou “para estar lá”, é melhor rever os seus conceitos. Cada vez mais o networking virtual é um catalisador de mudanças profissionais na vida real.  

Que tal dar um upgrade na sua página? Nós ajudamos em 7 passos:

1. Preencha todo o seu perfil

Não vale apenas o seu nome seguido do seu cargo, como, por exemplo, “Maria Silva, gerente de marketing”. É preciso ir além: quanto mais completo estiver a sua ficha, maior será a relevância da sua página no momento em que o recrutador estiver realizando uma busca pelo site.

Reprodução/LinkedIn
Reprodução/LinkedIn ()

Reprodução/LinkedIn
Reprodução/LinkedIn ()

Reprodução/LinkedIn
Reprodução/LinkedIn ()

Continua após a publicidade

DICA DE EXPERT Utilize palavras-chaves da sua área de atuação. Isso facilita as buscas direcionadas de quem procura por um profissional com suas características.

Reprodução/LinkedIn
Reprodução/LinkedIn ()

2. JAMAIS dispense a foto

Estima-se que um perfil com foto seja de 11 a 14 vezes mais visto do que um perfil sem foto. Com ela, você deixará de ser apenas um nome na rede social: há um caráter humanizador em ter contato visual com a pessoa física – é mais palpável!

DICA DE EXPERT Esqueça aquele clique no meio do churrasco de família. Lembre-se: trata-se de uma rede profissional. Caso não tenha um registo adequado, peça a ajuda de alguém. Vista um traje social, escolha um fundo neutro com boa luz e e faça sua fotografia.

Reprodução/LinkedIn
Reprodução/LinkedIn ()

Continua após a publicidade

3. Crie conexões

Pesquise pessoas que já trabalharam ou estudaram com você e comece a estabelecer novas conexões. Quanto mais pessoas conectadas ao seu perfil, melhor será a visibilidade dele. 

DICA DE EXPERT Não vale a pena adicionar desconhecidos completos: corre-se um risco – desnecessário – de ter em seu networking alguém que não é tão bacana assim. Por outro lado, é positivo retornar as abordagens que receber. Caso contrário, pode parecer desinteresse.

Reprodução/LinkedIn
Reprodução/LinkedIn ()

4. Peça recomendações

Felizmente, o site permite que os seus contatos façam dois tipos de recomendações sobre você: eles podem endossar suas habilidades e competências ou escrever um texto de recomendação livre e completo. Ambos os tipos só serão publicados depois da aprovação do usuário.

Continua após a publicidade

5. Customize a sua URL

URL é o endereço de seu perfil. Por exemplo: a URL do site da Revista CLAUDIA é https://www.claudia.com.br. Ao criar uma conta no LinkedIn, você também ganha um link próprio e, a melhor parte, customizável. Aproveite para substituir o código numérico pelo seu nome e sobrenome. 

Reprodução/LinkedIn
Reprodução/LinkedIn ()

6. Siga empresas e influenciadores

“Quem não é visto não é lembrado”, já diz a sabedoria popular. A interação também é muito importante no LinkedIn. Mas como fazer isso? É possível participar de grupos de discussão sobre a área em que atua, que deseja atuar ou qualquer outro assunto do seu interesse. 

Para agregar conhecimento, siga também o perfil de empresas e de “influenciadores” – profissionais que são referência em seus setores, como a empresária Luiza Helena Trajano, por exemplo, ou até o Barack Obama.

Continua após a publicidade

7. Mantenha o perfil ativo

Criar o perfil perfeito e só voltar a vê-lo seis meses depois faz com que tudo vá por água abaixo. Com tantas ferramentas e novos usuários a cada dia, o seu “currículo virtual” só será útil se estiver atualizado e frequentemente ativo. 

DICA DE EXPERT Ainda que não tenha nenhuma informação nova para adicionar, faça uma ronda periódica e cheque se há alguma nova mensagem ou conexão esperando sua aprovação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.