Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

3 dicas para ter uma horta em casa

Siga os passos e colha alimentos fresquinhos e livres de agrotóxicos

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h33 - Publicado em 24 jun 2019, 15h20

As hortas caseiras se tornaram cada vez mais comuns nas grandes cidades. Elas são perfeitas para quem está em busca de uma alimentação feita de alimentos frescos, cheios de nutrientes e livres de agrotóxicos. 

Os paisagistas João Jadão e Catê Poli, que assinam o Jardim dos Chefs na 33ª edição da CASACOR São Paulo, listam algumas dicas importantes para criar uma horta dentro de casa. 

“É claro que é preciso dedicar certo cuidado, principalmente, com o cultivo, entender o que cada espécie precisa, mas com o tempo você acaba pegando o jeito”, explica João Jadão.

Confira 3 dicas para ter uma horta dentro de casa:

Onde plantar

(Karinprijs/Getty Images)

Não ter um quintal não é um problema. A plantação pode ser feita em qualquer cantinho, desde que tenha uma boa iluminação natural. 

“É imprescindível que o espaço receba a luz solar por cerca de 2 a 4 horas por dia para que a planta cresça de forma saudável”, conta Catê.

Continua após a publicidade

A plantação pode ser feita diretamente na terra ou em vasinhos. Para a segunda opção, os recipientes devem ter, no mínimo, 30 x 30 cm. 

O que plantar

(Mint Images/Getty Images)

Para quem está começando nas técnicas de plantio, o essencial é começar com plantas de fácil cultivo, como os temperos. Manjericão, alecrim, sálvia, capim-limão, orégano e tomilho são ótimas opções. 

“A irrigação deve ser feita todos os dias para que o solo esteja sempre úmido e as folhas podem ser colhidas em cerca de dois meses”, indica Catê.

Outros cuidados

(Johner Images/Getty Images)

Para que o plantio e a colheita deem certo, é preciso ter uma terra bem adubada e com boa quantidade de matéria orgânica. 

Continua após a publicidade

“Ela precisa estar solta e não pode ser argilosa ou arenosa para que as plantas nasçam bonitas e bem desenvolvidas”, explica João.

Além disso, independentemente do tempo de colheita, é essencial regar as plantas com frequência e, se preciso, usar defensivos naturais para evitar possíveis pragas.

Leia também: 10 utensílios coloridos para você renovar sua cozinha

6 ambientes da CASACOR São Paulo que merecem sua atenção

Vote e escolha as vencedoras do Prêmio CLAUDIA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.