Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como equilibrar os estudos e as atividades físicas

Saiba como garantir que seu filho tenha uma rotina saudável e livre do estresse

Por Estúdio ABC
Atualizado em 11 abr 2024, 18h05 - Publicado em 29 out 2015, 16h12

A agenda atribulada das crianças tem sido tema recorrente nas reuniões de pais e mestres – e, o que é pior, nos consultórios de médicos e psicólogos. Na ânsia de proporcionar as melhores oportunidades aos filhos, os pais têm exagerado na quantidade de atividades, esquecendo que criança precisa brincar e se exercitar. “O movimento faz parte da natureza infantil”, afirma Luis Vasquinho, educador físico, pedagogo e mestre em Ciências da Saúde.

Para que a prática esportiva não seja mais uma obrigação a ser somada à agenda de tarefas, é preciso escolher bem a modalidade – e respeitar a opinião da criança em primeiro lugar. “Nos grandes centros urbanos, em função da redução dos espaços, a atividade física geralmente vira exercício orientado e sistematizado. A criança precisa, no entanto, de práticas espontâneas e prazerosas, jogos e brincadeiras que não envolvam tantas obrigações e competição.” Para este tipo de atividade, garante o especialista, não há limite – pode ser todo dia.

Mas como agir quando a própria criança se encanta por um esporte e quer treinar cada vez mais, a ponto de deixar os estudos em segundo plano? Nesse caso, aconselha Vasquinho, os adultos precisam interferir. “Nas aulas de futebol ou natação, por exemplo, os alunos são expostos a uma série de exercícios repetitivos para adquirir e aprimorar habilidades específicas. Essas exigências geram estresse e devem ser dosadas.” O desempenho na escola, ele afirma, costuma ser um bom termômetro – enquanto o rendimento for bom, sinal de que não há sobrecarga. “Se a prática de esporte for um prazer, a criança pode continuar se movimentando sem risco.”

*Clique aqui e leia todo o conteúdo do especial O Esporte Ensina 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.