Casamento: 13 bolos para os amantes de chocolate

Ideias para inspirar os noivos chocólatras

Não importa o tamanho da festa de casamento: o bolo sempre estará lá. Presença obrigatória em toda celebração, o doce é o centro das atenções e, portanto, merece destaque no planejamento da festa. 

Durante muitas décadas a etiqueta ditava que bolo de casamento obrigatoriamente deveria ser de massa branca. Felizmente, o conceito do tradicional bolo de noiva vem sendo desconstruído e as tradições dão espaço para que cada casal escolha o seu bolo preferido. Até mesmo um bolo de chocolate!

Essa escolha – ousada, diga-se de passagem – só tem vantagens. O bolo de casamento feito de chocolate torna-se, não apenas bonito, mas também convidativo. O visual apetitoso é um trunfo e deve ser explorado.

Uma das técnicas de confeitaria que podem ser utilizadas para repaginar o bolo tradicional é o chamado dripping cake, que significa, literalmente, bolo escorrendo. Os andares do bolo recebem uma calda que pinga pela lateral, criando um efeito visual bastante charmoso. 

O estilo naked também segue em alta! Os andares do bolo podem ser decorados com frutas frescas, flores naturais, confeitos ou arranjos de açúcar. É importante deixar as generosas camadas de recheio à mostra para dar ao bolo um visual ainda mais encantador. A massa deve ser mais seca e firme, para evitar que o bolo desmorone durante a festa.