As melhores dicas de mães para facilitar a amamentação

Mães experientes contam como manter a higiene e transformar o momento da mamada em algo especial para os bebês.

Além de curtir o momento especial que é a amamentação, as mães devem estabelecer horários para que o bebê não fique confuso
Foto: Getty Images

O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê nos seis primeiros meses de vida. A amamentação dá a ele também sensação de segurança. Cabe à mãe distinguir quando o choro é de fome, sono ou desconforto.

Estabeleça horários para as mamadas
“Estabeleci os horários da mamada quando a Beatriz ainda era bem pequenininha. Se ela chorava antes da hora, eu a distraía. Brincava, conversava, fazia barulho com o chocalho. Deu certo, pois ela não tinha fome, queria era atenção. Em poucos dias, passou a mamar no intervalo desejado. Se o bebê fica muito ansioso, recomendo conversar com o pediatra, mas, em geral, ele se acostuma rapidinho com o ritmo estipulado pela mãe, que precisa ter paciência e não ceder às manhas do bebê.”
Fernanda, 30 anos, médica, mãe de Beatriz, 5 meses 

Curta a amamentação
“Meu filho é agitado. Para acalmá-lo, faço da amamentação um momento especial e só nosso. Procuro ficar em um lugar tranquilo e sozinha com o João. Se preciso amamentá-lo fora de casa, tenho sempre um xale para jogar sobre meu corpo e proteger meu bebê. Evito também lavar as mamas antes e depois de amamentar. Como o leite tem efeito bactericida, passo um pouco nos bicos após o aleitamento. Lavo a região somente com sabão neutro e não aplico cremes, que podem remover a proteção natural da minha pele.”
Ana Paula, 37 anos, advogada, mãe de João, 5 meses 

Cuide das mamas
“Estou amamentando sem rachaduras no peito porque tomei cuidados preventivos na gravidez. Para tornar os mamilos mais resistentes, expunha as mamas ao sol, sem sutiã, toda manhã, de dez a 15 minutos. Sempre perto das 8 horas e nunca depois das 10 horas, quando está muito quente e pode causar queimaduras. Também usei somente sutiã de algodão, para deixar a região mais ventilada.”
Fabiana, 33 anos, propagandista, mãe de Valentina, 4 meses 

Preste atenção no bebê
“É comum a Lorena pegar no sono quando estou amamentando. Se percebo que minha filha vai começar a dormir, aperto um dos pezinhos devagar. Ela volta a mamar na mesma hora.”
Sarita, 45 anos, economista, mãe de Lorena, 5 meses