Acho que mereço um aumento. Como falar com a chefia?

Para nossa colunista Cynthia de Almeida, você pode até merecer, mas precisa argumentar para conseguir o que quer. Veja as dicas!

Estou pensando em pedir uma reunião com meu chefe para dizer que posso e mereço mais, pois acredito que temos que aprender a batalhar por mais oportunidades e melhorias de remuneração na carreira. Qual a melhor abordagem?

Você tem toda a razão no propósito, mas deve tomar muito cuidado com a estratégia. Pedir uma promoção ou aumento é uma boa ideia, desde que amparada por uma justa causa que exige uma lição de casa prévia. A primeira pergunta que você deve estar preparada para responder é: ‘Por quê?”. E a pior resposta que pode dar é a que insinua na sua pergunta: “Porque eu mereço”. Deve merecer, sim, e portanto, saberá reunir bons argumentos para conseguir o que deseja. Algumas pistas: o que o seu desempenho representa para a empresa em termos de realizações concretas? Que metas atingiu, ou melhor, superou, nos últimos tempos? Por que você faz diferença no trabalho? O que a torna imprescindível? Por que seria uma péssima ideia perdê-la? Se estiver preparada para responder a questões como estas (lembre-se, se houver possibilidade de quantificar, e traduzir sua relevância em números, tanto melhor), vá em frente. Se não, pare, pesquise o mercado, converse com colegas ou mentores e apresente-se com razões convincentes. Mesmo que você já tenha tudo na ponta da língua, uma boa dica é escrever ponto por ponto: isso ajuda a elaborá-los da melhor forma, a falar com objetividade, sem rodeios. Por fim, três regrinhas básicas para quem vai pedir aumento, promoção, seja o que for:

1. Não faça da sua conversa uma reclamação
2. Não leve um problema, ofereça uma solução
3. Esteja preparada para ouvir não. 

Cynthia de Almeida é colunista de CLAUDIA e escreve aqui no site toda terça-feira. Mande sua dúvida para ela!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s