PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A diferença entre jardim francês e jardim inglês

Conheça estilos francês e inglês de jardinagem e escolha o que tem mais a ver com você

Por Amanda Figueiredo
Atualizado em 28 out 2016, 06h45 - Publicado em 22 set 2011, 22h00
Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo (/)
Continua após publicidade

A chegada da primavera é um excelente pretexto para quem quer investir em um lindo  jardim.  Dois dos estilos de jardinagem mais famosos – e charmosos – são o jardim francês e o inglês. Apesar de igualmente elegantes, os dois tipos são bem diferente quanto à técnica e também nas plantas cultivadas. A arquiteta e paisagista Erica Ochoa explica as particularidades de cada modelo e dá dicas para quem quer ter um em casa.
 

A diferença entre jardim francês e jardim inglês

Foto: Divulgação

Jardim francês
Segundo Erica, o jardim francês surgiu com o estilo renascentista do século XVII, época em que os jardins passaram a assumir o papel de complemento da arquitetura monumental, sempre usando acessórios como chafarizes, lagos, fontes, estatuas e pérgolas em sua estrutura. “Uma característica fundamental do jardim francês é a topiaria, que é a poda escultural das vegetações. As linhas retas, a simetria, a perspectiva e a organização também são alguns pontos fundamentais desse estilo”, explica a paisagista.

Apesar do estilo francês ter como característica a monumentalidade, Erica acredita que o modelo pode ser adaptado para espaços pequenos. “Podemos usar algumas ideias dele, como simetria e toparia, e caracterizar uma pequena área como um jardim francês”, garante.

Continua após a publicidade

Sugestões de plantas
Tuias, rosas e topiarias com buxinhos, viburnos ou murtas.*

 

Foto: Divulgação

Jardim inglês
Erica conta que o jardim inglês surgiu após o francês e derrubou os parâmetros do estilo renascentista. Seus jardins são mais românticos e não querem interferir na natureza, preservando a sinuosidade e o livre desenvolvimento das espécies. “Suas formas são livres e as espécies se desenvolvem naturalmente, sem podas, formando maciços coloridos com flores variadas ou grupos isolados de arvores ou arbustos, sem simetria ou ordem”, diz Erica.

Continua após a publicidade

Sugestões de plantas
Qualquer espécie (não tropical) que possa se desenvolver naturalmente, sem podas, como árvores em geral, gerânios, jasmim, lavanda, margaridas e agapantos.*

*Pela grande diversidade de clima no Brasil, a paisagista sugere que se preste atenção na adaptação de cada espécie na hora de escolher as plantas e flores que vão compor o seu jardim.

Erica Ochoa – Arquitetura de paisagem

 

Continua após a publicidade

Confira fotos de belos jardins pelo mundo e se inspire

A diferença entre jardim francês e jardim inglês

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.