A casa ideal para viver com um bichinho de estimação

Separamos algumas dicas de cuidados, decoração e limpeza para você viver melhor com o seu bichinho de estimação

A casa ideal para viver com um bichinho de estimação

Aprenda a preparar a casa para viver ainda melhor com o seu amigão
Foto: Getty Images

Animais de estimação estão cada vez mais presentes nas famílias. De acordo com a veterinária Caroline de Tulio, “cuidar de um pet é um ensaio para a convivência social, principalmente para crianças, que, além de fortalecerem o sistema imunológico, desenvolvem responsabilidade e afetividade”. Mas é importante saber que adotar um bichinho significa mudar a rotina da casa. “O pet é mais um morador, tem suas necessidades e seu espaço. É importante respeitá-lo”, explica Rubia Burnier, consultora de comportamento animal. Para garantir a satisfação de moradores e pet, deve-se escolher um animal adequado ao espaço e à rotina da casa, além de acabamentos práticos e duráveis na decoração.

Tecidos mais resistentes

Verdadeiros parques de diversão para os gatos, estofados e cortinas podem durar mais se tiverem tramas fechadas, como a camurça, a lona e o algodão. O uso de capas também é interessante. Nesse caso, é fundamental que o tecido seja resistente às constantes lavagens.

Pisos que não escorreguem

Chão muito liso, tapetes soltos pela casa e escadas em caracol são um desafio para os cães. A tendência é que desenvolvam problemas nas articulações. Por serem térmicos, mais resistentes a riscos e laváveis, os revestimentos vinílicos são uma boa opção, mas não uma garantia. “Qualquer piso deve ser limpo imediatamente caso o animal erre o lugar de fazer as necessidades”, explica Bianca Tognollo.

Quem não abre mão da madeira natural deve evitar o acabamento com verniz. Os pisos laminados com vinco sincronizado (textura parecida com a da madeira natural) também são interessantes, pois, além da textura, resistem bem a arranhões. Já o carpete, embora seja ótimo para os animais, pois é aconchegante e não escorrega, tem dois inconvenientes: é difícil de limpar e pode se tornar um abrigo de pulgas.

Brincadeiras ao ar livre

Se você tem um jardim, faça dele um espaço de diversão também para o pet. “O ideal é dividi-lo em duas partes: uma sua, com as plantas mais delicadas, e outra de domínio exclusivo do bicho”, explica Rubia. Para isolar seu espaço, use plantas de caule e folhas grosseiras, como a agave e a fênix. Gatos gostam de ervas aromáticas e palatáveis. Já os cães podem se deliciar com frutíferas. Seu amigo cão também pode aproveitar a piscina. “Nesse caso, é importante que o pH da água esteja entre 7,0 e 7,4, e o nível de cloro, entre 1 e 3 ppm para garantir a desinfecção”, conforme explica Fabio Forlenza, técnico em piscinas. Verifique se ele não tem alergia ao cloro.

Higiene e saúde

O espaço do pet exige limpeza diária. “Para evitar poeira e pelos, varra com um pano úmido na vassoura. Se houver carpete ou tapete, use aspirador. Comece pelo ambiente menos sujo, do canto para a porta de saída”, ensina Marcelo Lima, responsável pelo treinamento das equipes de limpeza da Nova Rio. Já para eliminar urina e fezes em carpetes, o movimento deve ser de fora para dentro (para não espalhar bactérias) com esponja. Evite sabão em pó, alvejantes e cloro e prefira detergentes neutros e desinfetantes não alcalinos. Se o pet tiver alergias, passe um pano úmido após a aplicação dos produtos ou uma mistura de água, vinagre e álcool.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s