7 maneiras de curtir com os filhos dentro de casa

Atividades para se divertir com a criançada sem precisar sair do conforto do lar. Vocês vão até esquecer o mundo lá fora!

Férias escolares, dias de chuva, vontade de ficar em casa… E agora?! O que fazer com a criançada o dia todo? Ah, agora é uma ótima oportunidade para vocês curtirem os momentos em família que ficaram de lado na correria do semestre! Selecionamos 7 atividades para pais e filhos aproveitarem o tempo caseiro – sem recorrer aos aparelhos eletrônicos – e esquecerem o mundo lá fora: 

1. Cuide do lar
Que tal ensinar um pouco de responsabilidade e atenção ao ambiente familiar? Vale mostrar para as crianças como arrumar as camas, varrer o chão, regar as plantas e alimentar o pet. É uma ótima distração e, surpreendentemente, elas adoram fazer esse tipo de atividade ao lado dos pais. 

Mike Watson Images/Thinkstock Mike Watson Images/Thinkstock

Mike Watson Images/Thinkstock (/)

Tudo pronto? Hora da diversão!

2. Seja o que quiser
Gravata do pai, vestido da mãe, roupas coloridas, acessórios… Que tal se fantasiar e soltar a imaginação? Dá para copiar os personagens favoritos de cada um, imitar outro integrante da família ou inventar uma peça de teatro.

Tanta energia deu até fome…. Vamos colocar as mãos na massa?

3. Cozinhe
Escolha receitas práticas e saudáveis. Cada um pode ficar com uma etapa do preparo, assim todos participam e os pais controlam ações perigosas, como uso de facas e a proximidade com o fogão. Elas vão adorar aprender a prepar algo gostoso.

monkeybusinessimages/Thinkstock monkeybusinessimages/Thinkstock

monkeybusinessimages/Thinkstock (/)

Depois da refeição é melhor escolher uma atividade menos agitada.

4. Brinque sentado
Momento ideal para abrir o armário de jogos e a caixinha do baralho. Fica mais legal se vocês puderem jogar em duplas e encorajarem uns aos outros. 

5. Seja lúdico
Papel, lápis de cor, canetinha, tinta… Desenhar é uma ótima atividade! Pode ser livremente ou sobre um tema especial, como um momento especial, um lugar que gostariam de visitar ou a profissão que gostariam de ter. Se for possível, pendure os desenhos juntos em um cantinho visível. 

DragonImages/Thinkstock DragonImages/Thinkstock

DragonImages/Thinkstock (/)

6. Acampe em casa
Se não tiver uma barraca, use lençóis, travesseiros, mesas e cadeiras para montar uma cabana improvisada. Diminua as luzes para criar um clima noturno e aconchegante. Seus filhos vão até esquecer que estão dentro de casa.

7. Conte histórias
Livros e histórias em quadrinhos são muito bem-vindos! Se a criança souber ler, vocês podem revesar a leitura por páginas ou capítulos. Vocês também podem inventar a própria história: comecem com o tradicional “Era uma vez” e cada um acrescenta uma parte do enredo. Essa ideia ajuda a trabalhar a criatividade.

monkeybusinessimages/Thinkstock monkeybusinessimages/Thinkstock

monkeybusinessimages/Thinkstock (/)

 

%d blogueiros gostam disto: