PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

7 atitudes que você deve tomar para não ser manipulada

Chantagem, pressão, drama... Saiba como evitar as artimanhas dos manipuladores de plantão.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 04h16 - Publicado em 9 jun 2014, 21h00
Beatriz Prieto - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Em casos de chantagem emocional, seja firme e não ceda. Se as ameaças forem sérias, busque ajuda.
Foto: Getty Images

 

Tem gente que consegue fisgar seu “sim” fazendo-a se sentir culpada? Chega disso! Você não pode sair prejudicada só porque a pessoa se faz de coitadinha, mente para colocá-la em uma saia justa ou faz ameaças. Abaixo, listamos sete frases muito usadas pelos manipuladores de plantão e damos dicas para você se livrar delas com firmeza e segurança.

Continua após a publicidade


1. “Tenha dó de mim…”
“Pessoas com autoestima baixa tendem a apelar para isso”, alerta o psicólogo Yuri Busin. Por isso, diga: “Peça como um adulto e verei se posso ajudar”. Mesmo com aperto no coração, não ceda. Mostre que a solução está nas mãos da pessoa – e não nas suas!

2. “A culpa é sua!”
A estratégia mais fácil, para quem não quer se responsabilizar, é culpar o outro. Deixe claro que não adianta jogar nas suas costas, pois você não assumirá o erro alheio.

3. “Se me abandonar, sou capaz de tudo”
“A chantagem emocional é perigosa. Quanto mais você cede, mais fica dependente do parceiro”, diz Busin. E o que fazer, então? Pergunte na cara dura: “Está me chantageando? Assim, nossa relação não vai durar”. Se as ameaças forem sérias, registre um boletim de ocorrência e procure ajuda.

Continua após a publicidade

4. “Você é incompetente”
Há quem pise nos outros para se sentir bem. Para fugir de gente assim, não incorpore críticas sem fundamento e responda à provocação com firmeza: “É mesmo? Não concordo!” Se acontecer no ambiente profissional, vale buscar orientação no RH da sua empresa.

5. “Vai, diz que sim…”
Fale na lata que está se sentindo pressionada e não aceita isso. Para encerrar a discussão, diga que vai avaliar com calma e use a máxima da vovó: “Tudo tem seu tempo”.

6. “Eu nunca disse isso!”
O cinismo é um mecanismo de defesa. Para desmascarar quem mente, diga que prestou atenção a tudo o que foi dito e recapitule. Se mais alguém participou da conversa, chame a pessoa para passar a limpo. Vale para o trabalho e para a vida pessoal.

7. “Diz isso por você”
Para conseguir o que querem, os manipuladores também podem ser meigos. É uma maneira de ganhá-la. Corte o mal pela raiz. Agradeça, mas informe que foi desnecessário. Deixe claro que suas escolhas e decisões não vão mudar por causa disso.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.