Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

6 dicas para deixar uma boa marca na carreira

A maneira como os outros enxergam você é determinante para o seu sucesso profissional. Aprenda a valorizar sua imagem no trabalho

Por Fernanda Morelli
Atualizado em 12 abr 2017, 15h22 - Publicado em 11 nov 2015, 14h08
Getty Images
Getty Images (/)
Continua após publicidade

Autopromoção sempre foi um termo recheado de significado pejorativo. Mas pouco adianta ter talento se você não souber exibi-lo. É o que garantem especialistas em carreira. Quesitos como reputação dentro da empresa, bons contatos e a maneira como você expõe suas conquistas são decisivos para obter êxito.

Além disso, temos hoje uma ferramenta de avaliação extra: nossa imagem online. Segundo levantamento do Linkedin (rede social voltada para o ambiente profissional) feito com empregadores, 48% consideram que a fonte mais importante para preencher cargos relevantes são as redes sociais – mais que o dobro de três anos atrás.

Pesquisas mostram também que as mulheres, embora venham ampliando seu papel na liderança, ainda usam essa ferramenta de maneira mais tímida que os homens. “Culturalmente, elas têm mais pudor em se exibir, atitude fundamental para o sucesso”, diz Carlos Hilsdorf, consultor de carreira e autor do livro Atitudes Empreendedoras (Companhia das Letras, 29,90 reais).

A boa notícia é que dá para expor suas qualidades sem parecer exibida demais. “É o que chamamos de marketing pessoal, conjunto de atitudes capazes de valorizar a forma como você é vista pelo mercado”, explica Fátima Motta, professora do Núcleo de Carreiras da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

Isso não implica enquadrar sua imagem em um padrão, mas enaltecer seus pontos fortes e usá-los a seu favor. “Imagine que você é a sua marca. Quanto mais confiável e verdadeira, mais ela consegue se vender”, afirma Fátima.

Continua após a publicidade

Veja como fazer de você mesma o seu melhor negócio:

1. Invista no autoconhecimento

Para difundir sua marca, antes de tudo é preciso conhecê-la a fundo. Para isso, identifique seus pontos fortes e fracos – em termos de competências, personalidade e caráter. O que você faz melhor? Qual é sua meta profissional e quais características você tem que podem ajudá-la a chegar lá? Anote atributos que admira nos outros e que são importantes para você e repare se eles estão presentes no seu perfil. “Detectadas as fraquezas, tenha humildade para reconhecê-las e busque soluções para melhorá-las”, aconselha Marie-Josette Brauer, coach da consultoria Web Branding Coach, em São Paulo.

2. Esteja aberta para ouvir

Apesar de o autoconhecimento ser fundamental, as oportunidades e o reconhecimento vão depender da visão que os outros têm de você”, afirma Hilsdorf. Para descobrir como anda sua reputação, peça que seu chefe, amigos e colegas de trabalho a definam em uma ou duas palavras. As características em comum entre todas as opiniões traduzem sua imagem para o mundo externo. Ajuste o que for preciso para atingir o seu ideal.

3. Construa sua imagem

Com a clareza daquilo que é e quer e de como os outros a percebem, crie um plano de “venda”. O modo como se relaciona com as pessoas e a empresa, sua seriedade e confiabilidade dirão muito sobre você. Importante: sua imagem precisa ser verdadeira. “Não adianta querer transmitir algo que você não é só para chamar a atenção”, diz Marie-Josette. O efeito dessa estratégia pode ser negativo e você perde credibilidade.

Continua após a publicidade

4. Faça barulho

Use a internet para fortalecer sua reputação. Assim como um produto, você pode ser encontrada nas ferramentas de busca. “Compartilhe artigos, vídeos e ideias referentes à sua área”, diz Fátima Motta. Além disso, otimize seu currículo online em redes sociais profissionais ou mesmo em um site pessoal para exibição do seu trabalho com palavras-chave e links para blogs e portfólios. “Uma dica é fazer descrições completas usando os termos que um recrutador utilizaria para encontrar você”, ensina Marie-Josette.

5. Valorize o networking

Não existe marketing pessoal efetivo sem bons relacionamentos. “É preciso lembrar que o mercado se fala. Quanto mais positiva e bem propagada for sua imagem, maiores serão as chances de você ser considerada para uma vaga futura”, diz Fátima Motta. Aproxime-se das pessoas, construa amizades e evite criar antipatias no trabalho. “Isso inclui não se autopromover desmerecendo os outros e demonstrar gratidão aos que colaboram com suas realizações”, completa Hilsdorf.

6. Entregue resultados 

Eles têm mais efeito do que um autoelogio vazio. Na verdade, são a melhor argumentação para apoiar sua marca pessoal. Portanto, seja profissional. Quer dizer: faça tudo que estiver ao seu alcance para cumprir metas, superar expectativas e otimizar o andamento da sua equipe. “Peça feedback ao seu superior, aceite críticas construtivas e demonstre a intenção de encontrar soluções para melhorar aquilo que não está funcionando”, sugere Marie-Josette. Não se acomode: se for relevante na sua área, escreva um livro, participe de encontros, palestras e workshops que possam aumentar sua visibilidade no mercado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.