5 truques para deixar sua casa à prova de alergias

Asma, rinite e dermatite são os males que aparecem nesta época do ano. O que talvez você não sabe é que o controle ambiental faz parte do tratamento preventivo. Algumas mudanças simples na rotina e organização da casa ajudam a acabar com os espirros e coceiras. Veja como!

1. Ambiente ventilado e ensolarado

Deixe as janelas dos cômodos da casa abertas por duas horas diariamente. O melhor horário é o do almoço, quando o sol está mais forte. Evite, também, dormir com a porta do quarto fechada para não obstruir a ventilação, aumentando assim a concentração dos “inimigos” que circulam no ar.

2. Limpeza em dia

Esqueça o carpete e a vassoura para limpar o chão, eles são aliados dos ácaros. A casa deve ter piso frio ou de madeira. Faça a limpeza diariamente com pano úmido. Os móveis devem ser limpos com pano seco. Não use produtos como lustra-móveis, que, normalmente, têm cheiro forte.

3. Colchão ideal

Quem é alérgica também deve ficar atenta aos cuidados com o colchão. Ele tem as condições ideais de temperatura, umidade e nutrientes para o ácaro proliferar. Para evitar problemas, use capas de algodão impermeáveis à passagem dos microorganismos, vendidas em lojas de produtos antialérgicos.

4. Lave tudo antes de usar

No inverno, nem pense em levar o edredom ou o cobertor guardados no armário direto para a cama. Além de poeira, eles costumam acumular fungos e ácaros. Lave todos esses itens antes de usar. Cobertores e mantas também precisam ser sacudidos e colocados ao sol sempre que possível.

5. Decoração clean

Para reduzir os riscos de ter problemas respiratórios mais sérios, aposte numa decoração mais “clean” possível. Evite, inclusive, objetos que acumulem poeira, como cortinas, almofadas, bichos de pelúcia e livros.