5 temas de festas para inspirar meninas poderosas
Nada de bailarinas e princesas! A festa de aniversário da sua filha pode ser uma aula de empoderamento
Quem tem filha sabe bem como é difícil escolher um tema criativo para a festa de aniversário. Nas lojas especializadas ou catálogos de empresas de decoração, as opções são as mesmas. De um lado, princesas e bailarinas. De outro, abelhinhas, joaninhas, borboletas e fadinhas. Mas por que tudo tem que ser sempre tão rosa?
Listamos 5 temas inspiradores para festas surpreendentes :
1. Super-heroina
Quem disse que festa inspirada em super-herois é uma exclusividade dos meninos? O tema passa às meninas uma mensagem de empoderamento importante e põe um basta na imagem de “donzela indefesa”. Por que esperar o mocinho se eu posso me salvar sozinha?
Mulher Maravilha, Super Girl, Batgirl e outras personagens famosas podem ser utilizadas, mas os uniformes sensuais precisam ser revistos. Diante da escassez de personagens realmente inspiradoras para as meninas, muitos pais preferem usar a própria aniversariante como tema da festa.
Transformada em uma menina com superpoderes, a estrela da festa pode servir de tema para a papelaria personalizada, estampas de camiseta e até revista em quadrinhos.
2. Mulheres inspiradoras
Todos os dias, as meninas são bombardeadas com histórias de princesas. De protagonismo fraco e figura indefesa, essas personagens, tão presentes no imaginário infantil, estão totalmente deslocadas da realidade. A ideia é inspirar as meninas contando histórias de mulheres reais, fortes, referências em sua área de atuação e que fizeram a diferença. Frida Kahlo, Marie Curie, Coco Chanel e Malala Yousafzai são algumas opções criativas que vão transformar a festa em uma verdadeira aula de história e protagonismo feminino.
3. Profissões
As meninas precisam de temas de festa que celebrem sua inteligência e não só sua beleza. Festas inspiradas em profissões estimulam o desenvolvimento de jovens com perspectiva de carreira e futuro. Identifique os sonhos da aniversariante e incentive-a a usar uma profissão como tema da festa. Engenheira, médica, bióloga, piloto, programadora, artista plástica… O que ela quer ser?
4. Pequena cientista
Ciência é, sim, coisa de menina. E estimular o interesse por fórmulas e compostos químicos não só vai ajudar a acabar com o estereotipo de que mulheres não combinam com ambiente cientifico como também vai turbinar o aprendizado da sua filha.
5. Esportes
No quesito esportes, apenas as atividades consideradas “femininas” se transformam em temas para festas infantis. Mas existem infinitas possibilidades além das batidas festas inspiradas em balé. Você pode escolher uma modalidade que mais agrade à menina ou promover uma espécie de campeonato particular, com vários jogos ao longo da festa. Não se limite às escolhas óbvias, como futebol e vôlei. Natação, jiu jitsu, judô e atletismo também rendem decorações incríveis.