5 dicas para economizar no presente do Dia das Crianças

Falta pouco para o dia das crianças! Antes de comprar os presentes dos filhos, confira as nossas dicas para não estourar o seu orçamento.

5 dicas para economizar no presente do Dia das Crianças

Foto: Getty Images

“Não deixar para a última hora”. Este é o lema de quem prefere economizar nas compras das datas especiais. No Dia das Crianças não deve ser diferente. Segundo levantamento divulgado pela FGV/IBRE, entre setembro e outubro de 2013, os preços dos produtos e serviços infantis mais procurados nesta época subiram em média 9,13%. Para evitar estourar o orçamento, o educador financeiro Reinaldo Domingos sugere que o consumidor faça a compra à vista, assim terá mais chance de conseguir um bom desconto. Confira abaixo outras dicas:

1. Saia de casa com o valor do presente definido

Qualquer presente que já se possa prever (como é o caso das datas comemorativas) é importante que esteja no planejamento financeiro com antecedência. Assim, já se pode ver quanto poderá gastar, pesquisar preços e poupar o dinheiro. “Antes de ir às compras é realmente importante é que se tenha a consciência e a disciplina de saber se pode ou não comprar tal produto, independente da situação”, explica Reinaldo Domingos.

2. Não se deixe levar pela emoção

É complicado negar o pedido de um filho, principalmente quando ele se comporta bem. Porém, em alguns momentos, será preciso dizer não. Se o seu filho pediu um presente muito caro, explique a ele que este ano você não poderá comprar. De acordo com o educador financeiro, a conversa deve ser sempre a base de tudo. “Os pais devem sentar com a criança e contar que, para comprar o presente que ela quer , vão precisar de uma quantia de dinheiro que eles não possuem nesse momento. Dependendo da idade da criança, se já estiver entendendo um pouco mais, podem tentar negociar algo como um passeio ou uma coisa mais simples para agora e, mais pra frente, quando conseguirem o dinheiro, podem comprar e presenteá-la”.

3. Tome decisões em família

Sempre que possível, converse sobre dinheiro com os seus filhos e explique a real situação financeira da família. No caso do presente de Dia das Crianças, o ideal é que os pais estipulem juntos com os filhos os valores dos presentes, sem estourar o orçamento. Lembre-se que a educação financeira deve ser tão corriqueira na vida das crianças quanto às lições que elas aprendem na escola. Se os pais, por exemplo, compram tudo o que a criança pede, ela nunca aprende o valor das coisas.

4. Faça uma pesquisa dos preços

De acordo com Reinaldo Domingos, o valor do produto pode variar muito de loja pra loja, por isso é tão importante pesquisar o melhor preço com antecedências. Com ajuda do aplicativo ‘Dica de Preço’, uma rede social no qual usuários trocam informações sobre ofertas, você consegue filtrar as lojas que oferecem os melhores preços dos produtos. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada tanto via smartphone quanto por computador.

5. Cuidado com compras online

Comprar o presente pela internet é uma ótima opção, pois, muitas vezes, consegue-se um preço melhor. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação à segurança da compra. “Uma boa prática é pesquisar o nome da empresa da qual está comprando em sites que avaliam a reputação das lojas e a satisfação dos clientes. Atente-se também à forma de pagamento, para não sofrer nenhum prejuízo”, aconselha o profissional.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s