3 passos essenciais para começar um negócio próprio

A empresária e consultora de finanças para mulheres Denise Damiani dá algumas dicas para as empreendedoras de primeira viagem

Empreender não é fácil. Além de ter planos muito bem traçados, é preciso estar preparada para encarar muito trabalho ao gerir o próprio negócio – que pode ser ainda mais difícil do que a rotina puxada do seu emprego formal.

Uma boa alternativa para começar com o pé direito é ouvir quem já tem experiência, como a empresária e consultora de finanças para mulheres Denise Damiani. Segundo ela, três pontos-chave são essenciais para pensar seus primeiros passos. Veja quais são:

Leia também: Como selecionar o sócio certo e fazer o negócio funcionar

Seja necessário

Encontre um produto ou serviço de que o mundo precise, pelo qual esteja disposto a pagar e com que você goste de trabalhar. Os três requisitos são fundamentais.

Faça da calculadora a sua melhor amiga

Faça cálculos. Quanto vai ter que investir? Quanto precisará vender para ganhar algo? Quanto tempo levará para ter lucro?

Marketing poderoso

Aprenda a vender o que criou. Se não tiver quem compre o seu produto, ele não tem valor. E ninguém melhor do que você para divulgar o que conhece tão bem.

Leia também: Dicas para quem quer abrir um negócio sem sair do emprego