Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

20 objetivos que vale a pena ter em 2016

Chega de promessas que nunca vamos cumprir.

Por Gabriela Kimura
Atualizado em 12 abr 2024, 08h32 - Publicado em 6 jan 2016, 14h04

A cada ano que começa uma nova lista de promessas também aparece: dormir melhor, fazer mais exercícios físicos, melhorar a alimentação, ser uma pessoa melhor… E toda vez elas ficam do mesmo jeito: no papel. Estabelecer metas muito longíquas (“nunca mais farei isso” ou “comerei isso para sempre”) e muito abrangentes (“ser uma pessoa mais calma e feliz” e “estar fisicamente bem”) não ajudam em nada a tarefa árdua de segui-las no restante do ano. Aproveite a virada deste ano bissexto para criar objetivos mais simples, objetivos e com data de início e final – e você verá uma bela realização no ano que vem!

1. Fazer 30 dias de exercícios físicos.

Reprodução
Reprodução ()

Prometer que você será a próxima musa fitness, correrá 10km em um mês e terá a barriga mais negativa que já inventaram pode ser uma meta levemente megalomaníaca. E estabelecer objetivos tão abrangentes e longos dificultam a realização e ainda aumentam a frustração de não cumpri-los. Então, que tal tentar seguir um mês se exercitando todos os dias? Não importa qual atividade você escolha, o importante é ficar em movimento: levar o cachorro para passear, andar de bicicleta pela cidade, subir e descer as escadas do prédio, andar até a outra estação de metrô/ponto de ônibus… E você pode ir aumentando gradualmente conforme for conquistando os primeiros 30 dias, indo para os próximos 15 e depois mais 15.

2. Começar a beber 1 litro de água por dia.

Reprodução/Giphy
Reprodução/Giphy ()

A gente sabe que o ideal são dois, três ou quatro (ou mais, dependendo da sua boa vontade), mas quando esse não é um hábito diário da sua vida, a tarefa fica bem mais complicada. Você pode criar diferentes estratégias para atingir o objetivo: beber um copo de água após ir ao banheiro, manter uma garrafa na sua mesa do trabalho e também do lado da cama. Hábitos se criam aos poucos e a estratégia de ir devagar é praticamente infalível!

3. Celebrar as pequenas felicidades

.
. ()

Na vida moderna a correria é tanta e as expectativas ainda maiores que por vezes esquecemos de todos os sorrisos que damos no dia a dia. Pode até soar cafona, mas a verdadeira felicidade está nas pequenas atitudes e acontecimentos do cotidiano – não só nos grandes momentos da vida, como comprar uma casa ou terminar a faculdade. Quer um jeito legal de se lembrar do que acontece todos os dias? Separe um pote de vidro, alguns papéis coloridos e anote tudo o que te fez sorrir naquele dia. Quando estiver em uma bad ou precisar se animar, abra o potinho e leia um dos papéis. wink

4. Não se preocupar com a opinião dos outros

.
. ()

Imprima a frase, estampe em uma camiseta, cole na parede do quarto e use como capinha do seu celular. Se você já não levava isso como um mantra, agora é a hora de deixar que as opiniões alheias atrapalhem suas decisões. A verdade é que você fica muito mais livre para fazer aquilo que realmente tem vontade – e a gente sabe que é muito melhor quando somos donas de nós mesmas heart.

5. Dar prioridade para o seu prazer no sexo

Reprodução
Reprodução ()

Tudo bem querer agradar @ parceir@, mas não esqueça de fazer o mesmo agrado para a pessoa mais importante: você. Conheça o seu corpo, teste, fale, ensine, converse, peça… Afinal, sexo é bom quando rola uma satisfação completa, não é? wink

Continua após a publicidade

6. Fazer algum tipo de trabalho voluntário

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação ()

Sabe aquele item da sua lista “ser uma pessoa melhor”? Você pode riscá-lo e substituir por essa meta: ser voluntária em 2016. Não importa em qual instituição ou qual causa você mais se identifica (nem se será doar dinheiro ou tempo), o ato de dispor de si para ajudar o próximo é incrivelmente satisfatório e tem muitos benefícios. Saiba como colocar essa vontade em prática!

7. Organizar a sua vida financeira por partes

.
. ()

O grande problema da maioria das nossas promessas de Ano Novo é que elas quase nunca têm uma data para começar e muito menos acabar. Além disso, elas também são bem abrangentes e isso abre margem para que elas se tornem quase impossíveis de serem cumpridas. Se você está no vermelho, quer começar a juntar uma grana para alugar um apê ou pretende investir o seu dinheiro, faça as coisas por partes. Vá ajustando seus hábitos aos poucos: corte o cartão de crédito, anote os gastos, não use as compras como terapia, guarde R$ 10 que sejam por mês e assim por diante. Vai ficar muito mais fácil – e o melhor de tudo: vai ser duradouro!

8. Prestar mais atenção à sua alimentação

Reprodução/Cosmopolitan
Reprodução/Cosmopolitan ()

Pode parecer difícil acreditar nos seus 20 e poucos, mas comer muito bacon, Nutella e pouca fruta e legumes não vão exatamente fazer muito bem quando você estiver nos seus 40. O seu peso não pode e nem deve definir quem você é e seu corpo deve estar do jeito que te fizer mais feliz – muito menos sofrerem com loucuras cometidas nessa época do ano. Porém o peso da qualidade da alimentação é bem maior conforme os anos vão se passando e, quando essa conta chegar, pode ser tarde para correr atrás do prejuízo. Que tal começar substituindo pão francês pela versão integral no café da manhã e incluindo uma fruta por dia? A dica é fazer essas trocas saudáveis um dia de cada vez, deixando que o seu organismo (e você!) se adaptem às novidades.

9. Desapegar de ex’s

Reprodução
Reprodução ()

Vamos falar o que é verdade: o Carnaval está logo ali e seria muito ~maneiro~ continuar solteira para poder aproveitar ainda mais o feriado, não é mesmo? Então desencane do que ficou em 2015: das mágoas, das dores, das saudades e de ex’s. E se você precisar de uma ajudinha, listamos 17 motivos que provam que voltar com aqueles que já foram é roubada.

10. Usufruir muito bem do seu celular

Reprodução
Reprodução ()

Você já passa o dia nele mesmo – como diria sua mãe – e o melhor que se pode fazer é aproveitar todas as funções e vantagens que o aparelho te traz. Aplicativos para organizar a sua vida, para torná-la mais feliz, ajudar a lembrar de pagar as contas, monitorar a menstruação… Além de mandar mensagens para todo mundo, claro! Coloque aí: “aprender a aproveitar tudo o que a tecnologia tem para me oferecer.”

Continua após a publicidade

11. Ter uma horta para chamar de sua

iStock
iStock ()

É um jeitinho simples de reunir várias promessas em uma só: você redecora um canto da sua casa, traz mais natureza para o lar e ainda prova para todo mundo que você consegue sim manter algum ser vivo ainda vivo. É bem fácil ter uma horta em casa e dá para usar diferentes espaços para tal, desde a varanda até a parede da sala.

12. Problematizar sempre

Reprodução
Reprodução ()

2015 pode até ter sido o ano do feminismo na internet, mas as questões de gênero e raça continuam rolando por aí. Mal começamos 2016 e JoutJout aproveitou a polêmica sobre a cor da pele de seu namorado para expor essa situação, sempre de forma delicada e divertida. Questione-se sempre, tente entender o que acontece e incorpore o politicamente correto na sua vida. O mundo está começando a mudar e não podemos parar!

13. Não ter medo de fazer as coisas sozinha

Reprodução
Reprodução ()

Viajar, comer, ir ao cinema, dançar… Quantas vezes você desistiu de fazer algo só porque não tinha alguém para ir contigo? Chega de besteira: vá curtir algo em ótima companhia – a sua!

14. Ter uma lista bacana de livros para o ano

Reprodução / Tumblr
Reprodução / Tumblr ()

Essa pode ser um pouquinho megalomaníaca, mas vale a pena! Podem ser livros que vão virar filme ainda este ano (para estimular o jogo da leitura) ou ainda aqueles que você sempre quis ler e nunca parou para fazê-lo. Vai que você descobre que é apaixonada por Senhor dos Anéis?!

15. Não se cobrar para ser alguém que você não é.

Reprodução
Reprodução ()

Ter preguiça de acordar cedo, ser chorona e ter 90 anos em um corpinho de 20: essas e outras características é que te fazem ser você de maneira ímpar e extraordinária. Comece 2016 recusando todas aquelas sugestões de “melhorar” sua aparência ou precisar “se encaixar” com a galera.

Continua após a publicidade

16. Planejar o seu calendário do ano

istock
istock ()

É legal já saber quais datas são importantes, como aniversários, casamentos, formaturas e outras ocasiões. Assim você não vai ficar maluca sem saber se tem algo ou pode marcar aquele happy hour com a galera do trabalho!

17. Fazer uma bela faxina na casa

Reprodução
Reprodução ()

E não é daquelas que você tira uma coisa da estante e deixa em cima do criado-mudo, não! Estamos falando de limpeza braba, renovação mesmo. Não só do seu armário, mas também da cozinha, da bolsa, dos relacionamentos e de tudo aquilo que merece ser passado para frente. Aposte nas dicas de Marie Kondo, a guru da organização para organizar tudo e mais um pouco.

18. Focar na sua carreira – e não no seu trabalho

.
. ()

Não parece fazer muito sentido essas duas palavrinhas que são sinônimas em muitos momentos, mas note uma pequena diferença: o seu emprego do momento pode não ser o que você sonhou em ter como carreira profissional. Olhe bem para o trabalho e pense se ele te faz feliz; reflita sobre o que você pode fazer para impulsionar o crescimento – uma pós-graduação, curso livre ou até mesmo uma viagem.

19. Parar de usar o botão “soneca”

Reprodução
Reprodução ()

Essa deveria ser prioridade máxima na lista de promessas! Tudo bem que acordar cedo não é algo tão natural para uns como é para outros, só que esse péssimo hábito não ajuda em nada a melhorar a qualidade do seu sono. Lembra da história de relógio biológico, certo?

20. Listar o que você NÃO quer mais fazer

Reprodução
Reprodução ()

É tão normal pensar em tudo o que você quer conquistar no ano que se inicia que ninguém nunca parece pensar no contrário. “Não irei me crucificar quando não conseguir ir à academia e muito menos quando quiser devorar um cheeseburguer delicioso com as amigas; não quero deixar de viajar por não ter companhia, nem priorizar os outros em vez de mim mesma” seria um bom começo. 🙂

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.