11 passos para uma gravidez tranquila
Como aproveitar ao máximo os nove meses de gestação e garantir o bem-estar da mamãe e do bebê.
Tente manter sua vida o mais normal possível durante a gravidez
Foto: Getty Images
Toda mulher cresce imaginando que a gravidez é o momento mais sublime da vida, mas os enjoos, as preocupações com o futuro da criança e as mudanças no corpo e no desejo são um verdadeiro chacoalhão para muitas de nós. Ter em mente desde o começo que nem tudo será um mar de rosas é importante. E ainda bem que dá para contornar muito dos desconfortos! “Tente manter sua vida o mais normal possível durante a gravidez e cuide-se para se sentir ainda mais bonita”, sugere a psicóloga Renata Lommez.
Para ajudá-la nessa fase tão especial, preparamos este guia com dicas valiosas. Você vai vivenciar as delícias e angústias dos próximos meses bem informada.
Passos para viver bem com o barrigão
1. Faça pré-natal
Procure o obstetra de sua confiança (se ainda não tiver um, peça indicação a parentes e amigas) e vá às consultas todo mês.
2. Reconheça as mudanças
Você está passando por várias transformações que, eventualmente, podem causar tristeza e desânimo. Aceite isso com naturalidade e procure ajuda médica para lidar com esses sintomas, se eles atrapalharem sua rotina.
3. Converse com o bebê na barriga
Pode parecer bobagem, mas isso acalma a criança e a futura mamãe. É o início do vínculo entre eles.
4. Peça compreensão ao seu marido
É normal algumas mulheres se afastarem um pouco do companheiro durante momentos da gravidez. Fale para seu marido não se incomodar demais com seu comportamento.
5. Leve seu companheiro às consultas médicas
O especialista poderá explicar em detalhes todas as mudanças que estão acontecendo com você e o bebê. Isso deixará seu parceiro mais tranquilo.
6. Use meias elásticas
Elas evitam varizes! Descansar no fim do dia com as pernas para o alto também ajuda.
7. Alimente-se corretamente
Leguminosas, peixes, ovos, leite, queijos magros, frutas e legumes devem estar presentes no seu cardápio. Esses alimentos dão saúde e bom humor.
8. Faça sexo sem medo
Se o médico permitir, o sexo é altamente indicado durante o período da gravidez. Ele traz bem-estar para a mãe e aproxima o casal. Muitas mulheres ficam até com mais desejo nessa fase. Aproveite! Mas se você não sentir vontade, respeite seu corpo e seus sentimentos. Em alguns períodos, você pode ficar com a libido mais baixa, mas isso passará.
9. Siga com sua rotina
Procure seguir com suas atividades, mas pegue mais leve no ritmo.
10. Inclua seus filhos
Se for a segunda (ou terceira) gravidez, deixe os mais velhos participarem das compras para o enxoval. Quando estiver conversando com alguém, evite falar só do bebê que está por vir: diga que seus outros filhos também são lindos e muito amados.
11. Prepare-se para a pauleira
Quando o bebê nascer, o começo será mesmo atrapalhado. Peça ajuda e tenha em mente que um dia a vida volta ao normal.