10 dicas para se divertir com as crianças nas férias
Pode parecer difícil, mas a brincadeira pode ficar muito melhor sem apelar para os eletrônicos, como tablets, videogames e celulares
Mããããe, tá chegando? Falta muito? E agora? Quem tem filhos pequenos e viaja com eles sabe que não é fácil entreter a criançada durante longos trajetos, seja de carro, ônibus, seja de avião. Outro desafio daqueles é inventar programação para os dias chuvosos durante as férias. Eles estão cheios de energia para gastar, mas precisam ficar confinados em casa por algumas horinhas.
Para ajudá-la nessa missão, separamos ideias originais que vão garantir seu sossego e a diversão da garotada, sem que eles precisem ficar vidrados no celular, no tablet ou no videogame. Com as dicas da Priscilla Perlatti, autora do blog Vamos Aonde e mãe de Stella, 9, e Lia, 7, e também das coordenadoras do grupo 1, 2,3 e já! Desenvolvendo Pelo Brincar, Flávia Souto Maior e Lua Clara Escobar, opções não vão faltar! As sugestões ao lado também têm a vantagem de integrar a família e estimular a imaginação dos pequenos. Boa curtição!
Bebês
- Qualquer tecido pode virar brinquedo. Esconda o rosto ou um objeto e depois faça-o aparecer, estimulando o bebê a procurá-lo.
- Faça bolinhas de papel e coloque-as dentro de uma garrafa PET com a ajuda do bebê. A brincadeira garante bons momentos de interação. Só não deixe o pequeno colocar as bolinhas na boca.
- Aposte nos livrinhos: de pano, de plástico, com texturas diferentes, bem coloridos ou que tocam músicas.
De 3 a 6 anos
- Uma caixa, de qualquer tamanho, nunca será só uma caixa para crianças dessa idade: pode virar uma casa, um avião, um carro, enfim, o que os pequenos quiserem. Tenha uma por perto e garanta horas de diversão…
- Coloque na mala kits de colorir com desenhos dos personagens favoritos deles, canetinhas (de preferência laváveis) e giz de cera, além de adesivos e livros.
- Massinha de modelar também faz o maior sucesso! Ah, e dá para preparar em casa:
Ingredientes
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1/5 de xícara (chá) de água
- Corante alimentar das cores de sua preferência
Modo de fazer
Misture tudo (menos o corante) em um recipiente. Se a massa estiver pegajosa, acrescente mais farinha. Se estiver muito seca, coloque mais água. Separe partes da massa de acordo com a quantidade de corante que tiver. Pingue algumas gotas do corante em cada uma delas. Misture e guarde num pote fechado.
A partir de 7 anos
- Tente entretê-los com o jogo Combinações de Palavras. Você diz uma palavra, como “mesa”, e a criança terá de falar outra que tenha relação com o objeto, como “cadeira”. Perde quem se enrolar primeiro!
- Na brincadeira Cantar sem Falar, você inicia uma melodia com a boca fechada ou assoviando, e a criança precisa adivinhar qual é a música.
- Já ouviu falar em História Coletiva? Alguém começa uma história inventada e passa a vez para outro continuar. É garantia de muitas risadas!
- Imprima alguns papeizinhos com trava-línguas, como “o tigre comeu um prato de trigo”, e coloque em um saquinho. Será que todos conseguem repetir sem gaguejar?