PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dose de reforço: capitais brasileiras anunciam novos calendários de vacina

A capital paulista iniciará a imunização nesta quinta-feira (18), enquanto Salvador realizará um mutirão no próximo sábado

Por Da Redação
17 nov 2021, 11h51
Estudo foi feito com pessoas que já receberam a vacina
Moderna e Pfizer se destacam por darem maior reforço em anticorpos e células T (Foremniakowski/ThinkStock)
Continua após publicidade

A cidade de São Paulo começará a aplicar a partir desta quinta-feira (18) a dose de reforço da vacina da Covid-19 para os cidadãos maiores de 18 anos que tiveram seus esquemas vacinais completos com os imunizantes da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Respeitando o intervalo de cinco meses recomendado pelo Ministério da Saúde entre o término do esquema vacinal e a aplicação da dose adicional, poderão comparecer nos postos de saúde da cidade todos aqueles que receberam a segunda dose dos referidos imunizantes até o dia 27 de abril.

Na sexta-feira (19), a aplicação da dose adicional será novamente ampliada para um novo grupo. Poderão receber aqueles que tiveram aplicada a segunda dose até o dia 17 de junho.

De acordo com o informado pela Prefeitura de São Paulo, todos vão receber a dose de reforço da Pfizer. O estimado é que, contabilizando os grupos dos dois dias, cerca de 800 mil pessoas recebam a dose adicional. 

Simultânea à aplicação do reforço, a cidade segue ainda com a vacinação da primeira e segunda doses para os maiores de 18 anos e para os adolescentes de 12 a 17 anos. 

Continua após a publicidade

Apesar da expansão da idade de quem poderá receber a dose adicional, os maiores de 60 anos e trabalhadores da área da saúde e da educação poderão continuar indo normalmente até os postos de saúde para receber o seu reforço contra a Covid-19. 

Outras capitais

Além da capital paulista, algumas outras cidades brasileiras, tal como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador já anunciaram que seguirão a recomendação do Ministério da Saúde de aplicação da dose de reforço na população com mais 18 anos, respeitando o intervalo de cinco meses.

Belo Horizonte, a capital mineira, anunciou nesta terça-feira (16) que tem toda a estrutura necessária para iniciar a aplicação da dose de reforço na população 18+, mas que está aguardando a chegada de novos lotes dos imunizantes. De acordo com a prefeitura, assim que os mesmos forem entregues, a aplicação da dose de reforço começará imediatamente.

Continua após a publicidade

Já a capital carioca e Curitiba, a capital paranaense, informaram que estão aguardando a chegada de novos lotes para anunciar o calendário da dose de reforço. De acordo com a prefeitura do Rio, a imunização deve começar já em dezembro. 

Em Salvador, será realizado no próximo sábado (20) um mutirão para atender à nova determinação e público de imunizados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.