CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

OMS libera 1ª vacina contra malária para uso também em crianças

Liberação tem base em programa piloto com testes em mais de 800 mil crianças em Gana, Quênia e Malawi

Por Da Redação 6 out 2021, 15h46

A primeira vacina contra a malária foi aprovada nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso também em crianças, nesta quarta-feira, 6.

Trata-se de uma decisão histórica no combate à doença que mata mais de 400 mil pessoas por ano no mundo, sendo 260 mil crianças, apenas na África. Segundo a OMS, a malária é a principal doença causadora de mortes de crianças menores de 5 anos na África Subsaariana.

A vacina foi desenvolvida, ao longo de três décadas de pesquisa, pela farmacêutica GSK e recebeu apoio de organizações e centros de pesquisa. A Fundação Bill & Melinda Gates, criada pelo bilionário Bill Gates, é uma das entidades que financiou o estágio final da pesquisa.

Segundo a OMS, a recomendação do uso amplo da vacina vem com base em resultados de um programa piloto em andamento e que já realizou testes em mais de 800 mil crianças em Gana, Quênia e Malawi. Ao todo, 2 milhões de doses já foram aplicadas neste programa que tem previsão de vacinação de 10 milhões de pessoas.

“Este é um momento histórico. A tão aguardada vacina contra a malária para crianças é um avanço para a ciência, a saúde infantil e o controle da malária ”, disse o diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no comunicado divulgado nesta quarta -feira.

 

Continua após a publicidade
Publicidade