Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Tuberculose: 5 verdades sobre a doença do cantor Thiaguinho

O cantor Thiaguinho foi diagnosticado com tuberculose, mas está bem e vai começar o tratamento

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 19h45 - Publicado em 24 jul 2013, 21h00

Assessoria do cantor Thiaguinho informou que ele tem tuberculose
Foto: Divulgação

1. Ela tanto pode ser pulmonar como extrapulmonar. Neste último caso, se manifesta em outros órgãos, como rins e intestinos. Em todos os casos, o tratamento é feito com antibióticos e o doente pode se curar totalmente.

2. A tuberculose mais comum é a pulmonar, que surge acompanhada de tosse por mais de 15 dias, febre noturna ou vespertina, perda de apetite e de peso.

3. A doença é transmitida pelo ar e não por contato. Por isso, quando a pessoa já foi diagnosticada e está sendo tratada, não há mais risco. Ela pode até compartilhar copos e talheres com outras pessoas. “A única orientação é manter a casa arejada, ensolarada e pedir que os familiares façam exames”, salienta o pneumologista Lúcio Souza dos Santos.

4. A vacina contra a tuberculose é a BCG, aplicada de graça, em dose única, quando nascemos. Ela é mais eficiente contra formas mais graves da doença.

5. O tratamento é gratuito e cura a doença, mas quem já contraiu tem um risco maior de recaída nos dois primeiros anos após o tratamento. “É preciso ficar atenta a quedas de imunidade, comuns em quem tem diabetes, e até a problemas emocionais, como depressão”, alerta Lúcio. Outras informações no site.

Saiba mais sobre o estado de saúde do cantor.

Continua após a publicidade
Publicidade