Tuberculose: 5 verdades sobre a doença do cantor Thiaguinho
O cantor Thiaguinho foi diagnosticado com tuberculose, mas está bem e vai começar o tratamento
Assessoria do cantor Thiaguinho informou que ele tem tuberculose
Foto: Divulgação
1. Ela tanto pode ser pulmonar como extrapulmonar. Neste último caso, se manifesta em outros órgãos, como rins e intestinos. Em todos os casos, o tratamento é feito com antibióticos e o doente pode se curar totalmente.
2. A tuberculose mais comum é a pulmonar, que surge acompanhada de tosse por mais de 15 dias, febre noturna ou vespertina, perda de apetite e de peso.
3. A doença é transmitida pelo ar e não por contato. Por isso, quando a pessoa já foi diagnosticada e está sendo tratada, não há mais risco. Ela pode até compartilhar copos e talheres com outras pessoas. A única orientação é manter a casa arejada, ensolarada e pedir que os familiares façam exames, salienta o pneumologista Lúcio Souza dos Santos.
4. A vacina contra a tuberculose é a BCG, aplicada de graça, em dose única, quando nascemos. Ela é mais eficiente contra formas mais graves da doença.
5. O tratamento é gratuito e cura a doença, mas quem já contraiu tem um risco maior de recaída nos dois primeiros anos após o tratamento. É preciso ficar atenta a quedas de imunidade, comuns em quem tem diabetes, e até a problemas emocionais, como depressão, alerta Lúcio. Outras informações no site.
Saiba mais sobre o estado de saúde do cantor.