Será que estou grávida? Conheça os principais sintomas de gravidez
Algumas mulheres só percebem que estão grávidas quando a menstruação atrasa
E agora… será que estou grávida?
Foto: Getty Images
Nem sempre uma mulher percebe os sintomas de uma gravidez logo de primeira, afinal, alguns deles podem ser confundidos com outras condições hormonais. Para a maioria das mulheres, os sinais de uma gravidez só aparecem quando o óvulo fertilizado se implanta na parede uterina, dias depois de a fertilização ter acontecido. Outras, só percebem quando a menstruação não vem.
Melhores matérias do MdeMulher sobre gravidez
Os principais sintomas de uma gravidez são:
Atraso menstrual.
Por que acontece? O organismo interrompe a menstruação a fim de preparar o útero para o feto.
Inchaço nos seios
Por que acontece? O corpo passa a produzir hormônios que vão estimular a produção de leite.
Cólicas
Por que acontecem? O útero está se adaptando para abrigar o embrião. Algumas mulheres ignoram o sintoma, já que ele pode ser associado à menstruação.
Náuseas e enjoos
Por que acontecem? São relacionados às alterações de olfato e paladar, que são comuns durante a gestação. Mas o enjoo pode variar de acordo com a mulher. Algumas sentem os sintomas logo no início da gravidez, enquanto outras sentem após o terceiro mês.
Dores de cabeça, tonturas e desmaios
Por que acontecem? O fluxo sanguíneo passa a ser mais intenso no período da gestação. A pressão sanguínea da mulher pode cair durante a gravidez, mas fique atenta, este não é um sintoma frequente.
Segundo o médico César Eduardo Fernandes, graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e presidente da SOGESP (Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), os sintomas são gradativos, e não acontecem simultaneamente. ”Os primeiros que aparecem são atraso menstrual e sensibilidade mamária, em seguida vem as cólicas, parecidas com dores menstruais. Ao longo da gravidez, surgem os demais sintomas”, explica.
Fique atenta: É muito comum que as mulheres que ainda não têm certeza de que estão grávidas, confundam os primeiros sintomas com uma TPM. Em uma gravidez, os sintomas são mais físicos, como enjoos e desmaios. Durante a TPM, os sinais são mais psicológicos, como ansiedade e estresse.
A ginecologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Mara Diegoli, alerta para o uso da pílula do dia seguinte. ”Sabemos que nessa época de Carnaval a garotada se empolga e acaba tendo relações sem preservativos. Se isso acontecer, a primeira coisa que a mulher deve fazer é ir à uma farmácia e comprar a pílula do dia seguinte”, conta.
A pílula do dia seguinte tem efeito em até 72 horas, mas, claro, quanto mais você demorar para tomá-la, menores as chances de o efeito ser positivo. E caso você esteja usando a pílula diária, lembre-se de seguir a cartela à risca.
Teste de farmácia é 100% seguro?
”Não podemos dizer 100%, mas que os testes de farmácia passam dos 90% de chances de acerto, passam. É a forma mais rápida para aquela mulher que não sabe se está grávida tirar a dúvida”, explica César.