Sentar por muito tempo pode afetar o coração
A ação prolongada faz parte de um comportamento sedentário e também pode causar diabetes, segundo estudiosos da Sociedade Americana do Coração
Você está sentada? Então que tal dar uma voltinha antes mesmo de continuar a ler a matéria? Porque, segundo a Sociedade Americana do Coração, sentar por muito tempo pode causar doença cardíaca e diabetes. E não adianta querer compensar na academia: é preciso mover o corpo ao longo do dia. “Independentemente do quanto alguém se exercita, o sedentarismo prolongado pode impactar negativamente a saúde do coração e dos vasos sanguíneos”, explicou Deborah Rohm Young, uma das líderes do grupo de pesquisadores que está se debruçando sobre o comportamento sedentário – que inclui o deslocamento em carros e usar as horas de lazer para fazer atividades paradas, como ver TV ou utilizar aparelhos eletrônicos.
A equipe destaca que as pesquisas disponíveis e o estudo em desenvolvimento trazem tendências e dados sugestivos, mas não há evidências conclusivas sobre o assunto, o que impede que os cientistas possam desenvolver um guia para se proteger. “Há muitos fatores que nós ainda não entendemos sobre o sedentarismo. Mas pessoas ativas que param de fazer exercícios passam por mudanças psicológicas claras”, esclareceu Young. Essa mudança é capaz de afetar o modo como o corpo usa a insulina para converter a glicose em energia, por exemplo.
A equipe continua trabalhando mas deixa o conselho: “Sente menos, mova-se mais”. Se você passa longos períodos em uma cadeira, levante a cada uma hora. E quando fizer atividades físicas, exercite-se pelo menos 30 minutos em nível moderado a elevado.
Leia também: Por que as mulheres têm mais chance de morrer depois de infarto
Como perder peso com saúde em 2018