Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Prêmio Nobel de Química 2018 pode ajudar a combater doenças importantes

Um trio levou o Prêmio com um trabalho a partir de proteínas que fabricam anticorpos muito eficientes, capazes até de combater câncer metastático.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 16 jan 2020, 08h21 - Publicado em 3 out 2018, 11h03

Este ano, o Nobel de Química foi dividido entre três cientistas que trabalham com evolução dirigida de enzimas (calma, vamos explicar o que isso significa na prática!). O valor equivalente a mais de R$ 4 milhões será dividido entre H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winte. Detalhe: Arnold é a quinta mulher a ganhar o Prêmio e ficará com metade do valor, já que ela foi a pioneira no estudo.

De forma geral, o trio conseguiu trabalhar proteínas que prometem nos ajudar. O americano Smith desenvolveu um método pelo qual um vírus infecta uma bactéria e ele pode ser usado para desenvolver novas proteínas. A partir disso, o britânico Winter usou essa descoberta para produzir anticorpos que podem neutralizar toxinas, combater doenças autoimunes e câncer metastático. Novas drogas podem ser produzidas com mais eficácia e menos efeitos colaterais.

Outro ponto de destaque desse método iniciado por Arnold é a possibilidade dessas proteínas conduzirem as reações químicas, o que levaria à criação de combustíveis sem petróleo. Trata-se de um marco na aceleração da evolução.

O Prêmio Nobel será entregue no dia 10 de dezembro, na Suécia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.