PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O que comer e não comer com dengue? Especialista revela

Qual é a alimentação mais adequada diante de um quadro de dengue? Nutricionista responde

Por Kalel Adolfo
10 abr 2024, 08h00
Quais alimentos podem ou não ser ingeridos quando estamos com dengue.
Nutricionista lista quais alimentos não são recomendados durante o quadro de dengue.  (Hospital Santa Catarina/Reprodução)
Continua após publicidade

A dengue e seus sintomas podem provocar um extremo mal-estar. E durante o tempo de recuperação, que pode levar de cinco a sete dias, é necessário se atentar a inúmeros aspectos de nosso dia a dia — especialmente a alimentação. Evitar ultraprocessados, alimentos ricos em açúcar e refrigerantes, por exemplo, são algumas das ações que podem ajudar o corpo a combater a doença de maneira mais assertiva.

Pensando nisso, a nutricionista Liliam Teixeira Francisco, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), indica o que devemos ou não comer enquanto estamos com dengue. Confira:

O que não posso comer com dengue?

Segundo Liliam, o ideal é evitar alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar e gordura, pois eles podem potencializar os processos inflamatórios do corpo durante um período de dengue. São eles:

  • Refrigerantes
  • Biscoitos doces e recheados
  • Salgadinhos e petiscos
  • Embutidos (presunto, mortadela, peito de peru e salaminho)
  • Bebidas alcoólicas

Posso comer chocolate com dengue?

Especialmente por conta da Páscoa, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre poderem ou não comer chocolate enquanto estão com dengue. De acordo com a nutricionista, não há nenhuma contraindicação na ingestão de chocolate.

Contudo, existe uma ressalva: “Como estamos falando sobre uma melhora da alimentação nesta fase de recuperação, a fim de aumentar a imunidade, é importante prestar atenção ao tipo de chocolate escolhido”, afirma.

Continua após a publicidade

De acordo com Liliam, o cacau é rico em flavonoides, substância que possui poder anti-inflamatório em nosso organismo (o que realmente precisamos nessa fase).

Para aproveitar esse benefício, é necessário escolher um chocolate com, no mínimo, 70% de cacau. “As opções menos amargas terão mais açúcar e quantidades muito maiores de gordura. Sabendo fazer boas escolhas neste momento, podemos acelerar o tratamento sem precisar descartar o prazer desse saboroso alimento”, afirma.

O que comer durante a dengue

A boa notícia é que existem inúmeros alimentos e substâncias que auxiliam o organismo a combater o vírus da dengue, aumentando a nossa imunidade. Liliam Teixeira Francisco os lista a seguir:

1. Água

O conselho primordial é: ingira bastante água. Segundo a nutricionista, sofremos uma queda expressiva de energia durante a doença. Caso não nos mantenhamos hidratados, teremos ainda mais fadiga e mal-estar.

Continua após a publicidade

2. Zinco

Liliam indica incluir ovos diariamente no cardápio a fim de combater a doença, pois eles possuem nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias essenciais para a nossa imunidade.

3. Vitaminas do complexo B

Peixes, ovos e feijão são ricos em vitaminas do complexo B que, por sua vez, segundo a nutricionista, estimulam as células de defesa, ajudando na produção de anticorpos.

4. Vitamina C

Acerola, caju, goiaba e brócolis são alimentos ricos em vitamina C que também irão ajudar na melhora da imunidade.

5. Alimentos antioxidantes

Por fim, Liliam nos aconselha a ingerir alimentos avermelhados, como a melancia. “Além de serem antioxidantes, eles atuam de maneira anti-inflamatória, ajudando também na imunidade.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.