4 motivos para manter os carboidratos na dieta
Fundamentais para o funcionamento do corpo, eles não precisam ser inimigos do emagrecimento
Cortar os carboidratos da dieta costuma ser a primeira atitude de quem está tentando emagrecer, já que, muitas vezes, eles são vistos como verdadeiros vilões da barriga chapada. No entanto, será que esses alimentos merecem essa má reputação? Há estudos que comprovam que não. Essenciais para o nosso corpo, eles são benéficos para a nossa alimentação.
Antes de tudo, vale lembrar que existem dois tipos diferentes de carboidratos: os complexos e os simples. O primeiro grupo contempla os que são ricos em fibras e são encontrados em alimentos integrais e não processados, como frutas, vegetais, feijões e grãos integrais. Já o segundo agrega açúcares e amidos refinados que não contêm mais fibras e nutrientes naturais, como biscoitos, refrigerantes e assados. Portanto, quando falamos em manter este grupo na dieta, estamos falando sobre o primeiro tipo, combinado?
Carboidratos te dão energia
Nosso corpo transforma carboidratos em glicose, sendo usada pelas células como fonte primária de energia. Isso é necessário para podermos realizar funções cotidianas, como fazer exercícios, outro ponto importante para quem quer emagrecer com saúde. Sem os carboidratos, você se sentiria bem cansada e sem energia para realizar atividades que exigem esforço, como uma corrida. Após usar a glicose, o corpo decompõe o restante dos carboidratos em glicogênio, armazenado no fígado e nos músculos.
Carboidratos fornecem vitaminas e minerais essenciais
Sabemos que vitaminas e minerais são necessários para sermos saudáveis. E, adivinha só, os carboidratos são ricos em magnésio, potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B e muito mais. Eles também funcionam como antioxidantes, necessários para protegê-la contra doenças cardíacas, câncer e outras doenças. Uma dieta balanceada de carboidratos é excelente para obter essas vitaminas e nutrientes essenciais.
Carboidratos ajudam a regular o intestino
As fibras são de suma importância para o bom funcionamento do intestino, que podem ser encontradas em carboidratos complexos, como grãos integrais, arroz integral, aveia, e também em frutas, vegetais, nozes e legumes. Inclusive, dietas low-carb podem causar constipação.
Carboidratos ajudam na função cerebral
Deu para entender que carboidratos são realmente ótimos. Além dos benefícios citados acima, eles também mantêm seu cérebro funcionando com eficiência. O cérebro usa 20% da energia corporal total queimada diariamente. Se você observar, em dias em que ingerimos menos carboidrato, pode rolar uma sensação de mau humor, exaustão e tudo meio enevoado na cabeça.
O cérebro precisa dos carboidratos como principal fonte de combustível. Um estudo mostrou que os carboidratos complexos ajudam esse órgão a envelhecer de forma saudável e melhoram a memória de curto e longo prazo. Além disso, recomenda-se que as crianças em idade escolar tenham um café da manhã rico em carboidratos para ajudar em sua função cognitiva.