Mel de Manuka: 7 benefícios do alimento que promete cuidar da saúde e da beleza

Original da Oceania, o líquido dourado é rico em vitaminas e atua no combate de doenças. Entenda melhor:

De uma flor chamada Manuka, as abelhas retiram um pólen altamente nutritivo e produzem uma variedade de mel rica em benefícios. Original da Oceania, o líquido dourado promete ainda mais vantagens ao corpo, capazes de turbinar a saúde e auxiliar nos cuidados de beleza. Conheça alguns deles:

Amigo da boa digestão

Pesquisas realizadas na Universidade da Nova Zelândia examinaram as propriedades probióticas do alimento. Uma parcela dos carboidratos contidos no mel de Manuka é aproveitada no intestino delgado, enquanto o restante passa sem digestão até o intestino grosso.  Esse processo estimula o desenvolvimento de bactérias saudáveis no organismo e elas, por sua vez, melhoram a digestão e evitam o acúmulo de toxinas. 

Fonte de energia

A glicose contida no mel é rapidamente absorvida pelo corpo e torna-se uma fonte quase instantânea de energia. Por outro lado, o consumo deve ser controlado para pacientes com diabetes.

Reforço para o sistema imunológico

O alimento também é rico em minerais e vitaminas – como as dos tipos B, C e E. Quando associadas, essas substâncias ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, previnem o desenvolvimento de doenças.

Adoçante natural

O “Manuka Honey”, como também é conhecido, tem apenas 21 calorias por colher de chá. Além disso, também conta com um poder adoçante superior ao do açúcar – isso significa que é preciso usar uma quantidade menor para alcançar a doçura desejada.  

Ação antibacteriana 

Cientistas da Universidade de Sydney, Austrália, descobriram que esse mel contém uma substância altamente tóxica para bactérias. O elemento também seria contraindicado para seres humanos, não fossem pelos outros componentes do Manuka, que anulam tal ação prejudicial. Os estudiosos esperam que, no futuro, produtos esterilizados à base desse mel possam substituir pomadas no tratamento de afecções de pele.

Efeito hidratante

Assim como outras versões do mel, esse produto tem a capacidade de tratar a pele. Aplicar uma quantidade generosa sobre a pele tem poder regenerador e deixa a superfície lisinha.  A vantagem é que, por ser rico em antioxidantes, ele neutraliza os radicais livres e retarda o envelhecimento precoce.

Que tal experimentar? Confira como usar o mel a favor da pele e dos cabelos.

Esfoliante natural

Se usado com açúcar ou aveia, o mel também funciona como um potente esfoliante corporal. Exatamente por isso, a indústria cosmética já adicionou esse composto aos produtos de beleza. Veja alguns aqui.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s