Guia de primeiros socorros
Aprenda o que você pode fazer - e também o que é proibido - diante de situações de emergências
Muita atenção: você não deve mexer
com vítimas de acidentes.
Deixe isso para os paramédicos!
Foto: Dreamstime
Um desmaio, uma convulsão, um corte, um engasgamento ou até um acidente de trânsito são situações que costumam deixar as pessoas nervosas e, ao mesmo tempo, dispostas a ajudar as vítimas. Mas é preciso saber como agir para não piorar ainda mais a situação do acidentado. O mais importante é ter calma, ensina a enfermeira Rita Simone Moreira, coordenadora do Centro de Treinamento em Emergências da Universidade Federal de São Paulo. Se você não conseguir se controlar, dificilmente poderá ajudar a vítima.
A especialista explica que, se o acidente acontecer na rua, o procedimento correto é isolar a área, tentar acalmar a vítima se ela estiver acordada e ligar para o serviço de emergência. Nunca mova a pessoa nem dê água ou alimentos para ela, alerta. Essas atitudes podem agravar lesões internas.
Quando o acidente acontece dentro de casa, também é preciso estar preparada para prestar os primeiros socorros. A enfermeira Silene Celerino da Fonseca, responsável técnica pelo sistema Samu de São Paulo, aconselha um kit com alguns itens básicos de primeiros socorros: Esse kit deve ter, no mínimo, gazes, ataduras, material anti-séptico e esparadrapos.