Está no ar o Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas de Inovação Médica 2024
Com nomes de mulheres da ciência no júri, a premiação é voltada a profissionais e instituições que fazem diferença na saúde da nossa população
Reconhecer e divulgar pesquisas, tecnologias, dispositivos, campanhas e ações educativas capazes de aprimorar o ecossistema da saúde no país – com foco nesse objetivo a revista Veja Saúde e a Oncoclínicas dão sequência à parceria em torno do Prêmio de Inovação Médica 2024.
A iniciativa é aberta a universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos, empresas, hospitais, clínicas e entidades médicas ou de suporte ao paciente, que podem participar com trabalhos em oito categorias. “Essa iniciativa, já consolidada no setor, busca reverenciar e divulgar o trabalho de brasileiros que estão transformando os campos da ciência e da saúde, hoje ou amanhã”, diz Diogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE.
A importância da premiação
Presidente da Oncoclínicas, Bruno Ferrari ressalta a premissa da Oncoclínicas&Co: a valorização da inovação e da tecnologia no estímulo a novas soluções para o ecossistema de saúde. Nesse sentido, observa o oncologista, “o Prêmio Veja Saúde Oncoclínicas reforça nossas iniciativas de incentivo à ciência, garantindo que os esforços de pesquisadores de todo o Brasil sejam reconhecidos, beneficiando a sociedade como um todo”.
Para o oncologista Carlos Gil Ferreira, presidente no Instituto Oncoclínicas e diretor científico do Grupo Oncoclínicas, a visibilidade gerada pela premiação pode fomentar parcerias entre diferentes organizações, promovendo um ambiente mais colaborativo e de estímulo à inovação para o progresso do setor de saúde.
“Reflexo da crescente importância da tecnologia na saúde, incluímos nesta edição 2024 as categorias Telemedicina & Plataformas Digitais e IA na Transformação Digital em Saúde, soluções que têm cada vez mais potencial de ampliar o alcance dos serviços médicos e melhorar os resultados para os pacientes”, destaca.
Os trabalhos que preencherem os critérios da premiação – como capacidade disruptiva, abrangência e aplicabilidade, impacto e relevância e uso de novas tecnologias – serão analisados por um júri técnico com alguns dos maiores nomes da ciência e da saúde do país.
Entre os nomes já confirmados para a comissão de avaliação, estão os de brasileiras de destaque em diferentes áreas, a exemplo da oncologista Clarissa Mathias, médica no Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), integrante do Grupo Oncoclínicas e chair da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO); a cardiologista Maria Cristina Izar, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp); a médica intensivista Mariana Perroni, do time global do Google Health, no Vale do Silício (Califórnia), onde atua como Clinical Lead da vertical de Plataformas e Ecossistemas de Saúde; a infectologista Luana Araujo, mestre em saúde pública pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e coordenadora da unidade de dados para políticas de saúde do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Outros nomes confirmados são a geriatra Maisa Kairalla, membro da comissão de imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e do Núcleo de Geriatria do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo; a psicóloga Luciana Holtz, especialista em Psicologia Hospitalar, Psico-0ncologia e Bioética, fundadora e Presidente Instituto Oncoguia; a geneticista Vera Lucia Gil, professora titular em Genética Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenadora do Projeto Crânio-Face Brasil e membro titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação; e Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, em São Paulo.
Por meio de suas avaliações será definido um vencedor para cada categoria, que será anunciado em setembro de 2024 em cerimônia presencial e com transmissão online.
As categorias do Prêmio de Inovação Médica 2024
Medicina de Precisão e Genômica
Pesquisas e demais iniciativas relacionadas à medicina de precisão e ferramentas genéticas para melhorar o entendimento da biologia humana e a eleição de terapias adequadas a cada indivíduo.
Tecnologias Diagnósticas
Estudos e demais projetos, de impacto clínico e/ou acadêmico, nos campos das análises clínicas, patologia, radiologia, diagnóstico por imagens e telediagnóstico.
Terapias e Tratamentos Inovadores
Táticas farmacológicas e não farmacológicas, novos medicamentos, terapias celulares, genéticas, adjuvantes ou outros métodos, em todas as especialidades da medicina e demais áreas da saúde.
Prevenção e Promoção à Saúde
Intervenções, pesquisas, projetos, campanhas e outras ações voltadas à prevenção de doenças, atenção primária e diminuição do risco de patologias, bem como de comportamentos ou circunstâncias que afetem a saúde e a qualidade de vida.
Medicina Social
Projetos assistenciais ou educativos concebidos e/ou realizados por médicos e demais profissionais de saúde com atuação sobre um grupo específico ou a população como um todo, tendo a meta de promover o acesso a recursos que beneficiem a saúde.
Engajamento e empoderamento do paciente
Programas, práticas, ferramentas e plataformas que permitem aos pacientes ter um papel mais ativo em sua própria saúde e tratamento.
Telemedicina e Plataformas Digitais
Soluções que permitem a prática médica à distância ou melhoram a gestão e eficiência de clínicas e hospitais e/ou que promovam o acesso a saúde para mais pessoas em regiões carentes de serviços de saúde.
IA na Transformação Digital em Saúde
Projetos que utilizam a inteligência artificial para transformar digitalmente o setor da saúde, melhorando a acessibilidade, a qualidade do atendimento e a eficiência operacional.
Veja o regulamento completo, saiba como participar e conheça os vencedores de 2023 em: https://premiodeinovacaomedica.com.br/