Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Endometriose: diagnóstico e tratamento

Você sabia que a sua cólica pode ser endometriose? Essa doença atormenta uma em cada seis mulheres e também causa infertilidade. Cuidado!

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 05h57 - Publicado em 30 set 2009, 21h00

Endometriose: a inflamação de células causa as fortes dores de barriga
Foto: Getty Images

O que é endométrio?

 É o tecido que reveste a parede interna do útero. Todo mês ele é estimulado por hormônios naturais e aumenta de tamanho, permitindo o alojamento do óvulo fecundado. Ele também é importante para a formação da placenta durante os primeiros meses de gravidez.

O sangue nosso de todo mês

Mensalmente, o corpo da mulher se prepara para ser mãe. Pela ação dos hormônios, o endométrio engrossa para receber o óvulo fecundado. Se a gravidez não acontece, ele descama e sangra – é a menstruação.

Como tratar

Se você sente muita dor ou quer ser mãe
Nesses casos, o mais indicado é retirar os focos de endometriose por meio de uma cirurgia. Em alguns casos, dependendo da gravidade da doença, pode ser indicada a retirada de alguns órgãos. A cirurgia pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Se você sente pouca dor ou não quer ser mãe
Aí, o tratamento mais adequado é com remédios para acabar com a dor. Os medicamentos usados contra a endometriose bloqueiam os hormônios que fazem o endométrio crescer a cada mês, impedindo os sangramentos fora de hora.

Sexo

Está difícil explicar ao seu marido que não é culpa dele a sua falta de desejo e a dor na hora do sexo? “Que tal levá-lo ao médico junto com você?”, sugere a psicóloga Renata Lommez, de Belo Horizonte. Assim, ele vai conversar com o especialista e entender que você não está simplesmente dando desculpas para evitar o sexo. Também mostre a ele artigos que falem do assunto. “Quanto mais informações ele tiver, mais poderá lhe ajudar a superar essa situação.”

Continua após a publicidade
Publicidade