Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Diabetes: tire suas dúvidas sobre a doença

Descubra as principais causas e sintomas da diabetes e veja se você se enquadra no grupo de risco da doença

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 15 jan 2020, 11h03 - Publicado em 5 dez 2013, 21h00
Diabetes: tire suas dúvidas sobre a doença

Para controlar a doença, evite doces e caminhe 
30 minutos diariamente
Foto: Dreamstime

Há quem pense que só tem diabetes quem nasce com ela, mas não é bem assim. A doença pode surgir em qualquer momento da vida, especialmente se você tem pressão alta ou está acima do peso.

Segundo o endocrinologista Saulo Cavalcanti, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, metade dos brasileiros não sabe que tem diabetes do tipo 2, aquela que pode ser adquirida por qualquer um.

“Mulheres pouco antes e depois de entrarem na menopausa estão mais sujeitas a ter diabetes tipo 2 e hipertensão”, alerta o médico.

Muitos se desesperam quando descobrem que ficaram diabéticos – largar docinhos e comidas gordurosas, a essa altura da vida, não é nada fácil. No entanto, a mudança nos hábitos alimentares é a melhor forma de garantir a saúde do paciente. Descubra se você corre risco e saiba como controlar a doença sem medo.

Raio X da diabetes tipo 2

– Fatores de risco
Ser hipertensa, ter diabético na família, comer de forma desequilibrada, estar muito acima do peso e não fazer nenhum tipo de exercício físico.

– Maior incidência
A partir dos 30 anos.

– Controle
Feito com dieta e remédios.

As 3 maiores dúvidas sobre a doença

Diabetes: tire suas dúvidas sobre a doença

Hipertensos, com colesterol ou obesos correm risco de ter diabetes
Foto: Getty Images

– Como sei que fiquei diabética?
Se você urina muito à noite, vive com fome, tem muita sede, sente cansaço, não consegue dormir direito à noite e está com a pele ressecada, procure um endocrinologista e faça um exame de sangue para confirmar. Quem sofre de hipertensão, colesterol alto ou é obesa também corre risco.

– O que posso comer agora?
Não é nada fácil deixar de comer tudo aquilo de que você gostava e adotar uma dieta regrada. Para sofrer menos com as restrições de doces, gorduras e frituras, procure ingerir alimentos que saciem a fome, como frutas, verduras, legumes, pães e massas integrais. Quando bater vontade de comer um doce, aposte nos produtos diet.

– Como ajudo quem tem doença?
O diabético tem dificuldade de se conformar com sua situação, além de ficar ansioso para conseguir manter a dieta. “Isso pode gerar tristeza e irritação, afetando as relações sociais”, explica a psicóloga Andreia Calçada. Tenha paciência, aja com amor e tente ajudar a pessoa a aceitar que a doença precisa ser controlada pela boca.

Diabetes pode causar…

– Cansaço
– Convulsão
– Gangrena
– Perda de visão
– Doenças no fígado
– Problemas circulatórios
– Ressecamento da pele
– Amputação de membros
– Impotência (nos homens)

 

Publicidade