Desodorante em cristal é marketing ou funciona? Dermatologista explica
Dermatologista aponta a eficácia dos desodorantes da moda nos dias de calorão
Nos últimos anos, quando se trata de desodorantes é possível encontrar uma infinidade de produtos no mercado. A indústria passou a investir em grandes inovações para atender a diferentes necessidades e preferências: aerosol, creme, roll on, barra e até cristal.
Este último pode ser considerado o mais polêmico. Afinal, muita gente se pergunta se uma “simples pedra” é eficiente, principalmente nos dias de calorão.
Para esclarecer a dúvida, conversamos com a dermatologista Glauce Eiko, membro da SBD-RESP (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional), que explica o que é o produto e se ele realmente ajuda a prevenir o odor.
O que é o desodorante em cristal?
A médica aponta que a maioria é feita de sais de alumínio do tipo alúmen, principalmente alúmen de potássio — um mineral natural com propriedades antibacterianas.
“Em geral, o cristal é feito com esse sal mineral, às vezes com água (quando é em formato stick hidratado), traços de outros sais minerais ou, eventualmente, conservantes e fragrância em versões industrializadas”, detalha.
E realmente funciona nos dias de calor?
A resposta é: depende. Apesar de ser considerado seguro, Glauce ressalta que a eficácia pode variar de acordo com a intensidade da transpiração.
“Em calor extremo, há mais suor, mais atrito e mais proliferação bacteriana e, como o cristal não é antitranspirante, muitas pessoas relatam boa redução de odor, mas não tão eficiente quanto os antitranspirantes clássicos”, afirma.
Ainda assim, ela explica que o cristal pode ajudar a equilibrar a umidade e reduzir o odor sem obstruir os poros, diferentemente dos antitranspirantes tradicionais, que atuam reduzindo a transpiração com sais de alumínio específicos para esse fim.
5 produtos com centella asiática que transformam sua pele em dias
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







