Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Deixe sua casa protegida dos insetos

Mosquitos, pernilongos, baratas... ô turma dura de aturar! Sem falar que podem fazer mal à saúde. Siga cinco dicas simples para dar fim neles

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 11h12 - Publicado em 12 out 2011, 21h00

Para deixar sua casa livre da dengue é essencial manter a caixa-d’água bem vedada
Foto: Dreamstime

1. Fechar as portas e janelas de casa por volta das 18h é uma forma eficiente de evitar a invasão dos mosquitos que tanto atrapalham o sono da gente.
 
2. Coloque tela nas janelas. De acordo com o biólogo paulista Sérgio Bocalini, essa tática simples impede a entrada de insetos voadores em casa. E o melhor: as telas mantêm o ambiente fresquinho.

3. A citronela é uma planta aromática que pode ser usada como repelente. O ideal é posicionar o vaso dela em lugares com vento para espalhar seu delicioso aroma pelo ambiente.

4. A consultora doméstica Heloisa Sundfeld, de São Paulo, ensina a fazer um ótimo repelente natural: Corte ao meio vários limões e espete alguns cravos neles. Espalhe-os por lugares estratégicos da casa, como sala, cozinha e varanda.  

Continua após a publicidade

5. Heloisa alerta que alguns insetos voadores podem se transformar em traças. Para dar jeito neles, faça assim: deixe um saquinho com um pouco de pimenta-do-reino em grão nas gavetas e em todos os armários da casa. Troque-os de dois em dois meses e, finalmente, diga adeus a esses intrusos!
 

Olha a dengue aí, gente!

Continua após a publicidade

Lúcio Pereira, coordenador de programa de controle da dengue de Natal (RN), explica como se proteger. Confira:

Continua após a publicidade

  · Para garantir seu ciclo biológico e se reproduzir, o mosquito aedes aegypti necessita de água. Então, para mantê-lo longe, é preciso redobrar os cuidados com qualquer depósito que possa acumular água, limpa ou não.

  ·  O mosquito tem preferência por água parada e na sombra, mas basta ela estar empoçada por mais de uma semana para atrair o bichinho. Portanto, nada de deixá-la parada ou exposta.

  ·  Fique de olho nos sapatos velhos, pneus usados, garrafas, vasos de plantas, jarros, tampinhas de refrigerantes e até em folhas de plantas caídas que possam armazenar água de chuva.

Continua após a publicidade

  ·  É essencial também manter a caixa-d’água bem vedada. Outro cuidado fundamental diz respeito ao lixo: acomode-o sempre dentro de sacos plásticos bem amarrados. Além disso, mantenha a lixeira fechada e nunca jogue detritos em terrenos baldios.

  ·  Mais um conselho importante: quando vão construir suas casas, muitas pessoas preparam o terreno, colocando cimento para impermeabilizar a área. Isso não é correto. Nesse caso, o ideal é que se faça um declive no espaço cimentado para que a água não acumule em nenhuma parte dele.  

Use o inseticida direitinho

Alguns cuidados são essenciais ao aplicar em casa os produtos químicos vendidos em supermercados

1. Siga as instruções do rótulo e veja o prazo de validade.

2. Não use o aerossol com pessoas ou animais no ambiente. Depois de aplicá-lo, deixe o local e só volte após, no mínimo, dez minutos.

Continua após a publicidade

3. “Antes de aplicar, tenha certeza de que ninguém na casa tem alergia a algum componente do inseticida, pois há pessoas extremamente sensíveis a produtos químicos”, diz o professor de entomologia Otávio Nakano, da USP.

4. Use os dispositivos de tomada a cerca de dois metros de distância dos locais de circulação de crianças, adultos e animais.

5. Lave bem as mãos depois da manipulação de inseticidas ou repelentes.

6. Cubra o aquário: os peixes são extremamente sensíveis a tais produtos. E as baratas? Para evitá-las, sempre esvazie o cesto de lixo da cozinha e não deixe a louça suja na pia por muito tempo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.