Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quais cuidados ter com os pets no verão?

Os animais de estimação podem sofrer com as altas temperaturas. Descubra como proteger o seu

Por Lorraine Moreira
7 jan 2024, 10h40

As temperaturas elevadas causam desconfortos nos animais. No verão, a estação mais quente do ano, os tutores precisam redobrar os cuidados com os pets para evitar complicações. 

Desidratação, hipertermia, queimaduras e até alterações por doenças parasitárias podem surgir nesta época. Segundo o veterinário Paulo Martins, os problemas causados pelas altas temperaturas são mais comuns nas raças braquicefálicas (ou seja, com focinho curto, como Pug e Buldogues) e em animais obesos e com pelos longos.

Tudo porque cães e gatos não suam como nós: ao contrário dos humanos, eles têm poucas glândulas sudoríparas, e elas ficam apenas no focinho e nos coxins, as almofadinhas das patas.

“Os pets transferem o calor através das patinhas e do focinho, precisando trocar o ar quente por um mais frio”, explica o especialista. Essa limitação torna difícil regular a temperatura corporal durante épocas de calor. 

Cuidados com petos no verão: cachorros e gatos

Devo tosar no verão?

Escolher pela tosa ou não do animal é uma decisão que exige a opinião de um especialista, segundo Martins. O pelo não é responsável por esquentar o pet, mas sim por isolá-lo termicamente. 

Assim, em temperaturas mais altas, ele não deixa o calor chegar diretamente à pele, por isso o ideal para cães de pelo médio a longo é não tosar, exceto quando se tratar da tosa higiênica.

Continua após a publicidade

Uma dica é escovar os pelos regularmente para remover o excesso e facilitar a circulação de ar, proporcionando alívio térmico.

Proteção solar animal

Assim como os humanos, os pets também podem sofrer com queimaduras solares, principalmente quando eles possuem pouco pelo. Converse com o especialista para descobrir o protetor solar ideal para o seu animalzinho, já que já existem produtos disponíveis.

Hidratação em primeiro lugar

Certifique-se de que seu pet tenha acesso constante à água fresca. Em dias quentes e secos, é difícil evitar que a água não esquente, por isso a melhor opção é a troca constante da água, aponta o especialista.

Quatro gatos em um jardim
Animais de estimação precisam de ambiente arejado para viver bem (Pixabay/Pexels)

Este cuidado é especialmente importante para gatos, já que eles tendem a se hidratar menos que os cães. Fontes de água são boas pedidas, já que são mais atrativas para eles.

Continua após a publicidade

Qual horário passear com meu pet?

Evitar passeios em horários de pico de calor, que costuma ser entre 10h e 16h, é necessário para o bem-estar do animal, de acordo com o veterinário.

Também é muito importante testar a temperatura do chão colocando a sua mão, visto que, mesmo que o sol não pareça tão quente, ele pode esquentar muito e queimar as patinhas dos cães.

Ambientes arejados e com sombra

Ofereça ao pet um local fresco e sombreado para descansar. Ambientes abafados, sem circulação de ar, podem causar muito calor e levar os animais ao estado de hipertermia, que é bastante perigoso. 

Neste verão, cuide bem do seu bichinho de estimação!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.