Conheça técnica que aumenta os seios por 24 horas

Saiba quais são os riscos do procedimento que simula temporariamente implantes de silicone

Interessado em mostrar às pacientes os resultados estéticos do implante mamário antes mesmo da cirurgia, o cirurgião plástico americano Norman Rowe criou um procedimento considerado “test-drive”, chamado Instabreast, que permite que as mulheres passeiem pelas ruas com seios temporariamente aumentados.

A técnica é considerada simples: o médico aplica uma anestesia local próxima aos mamilos e injeta solução salina nos seios até que eles cheguem ao tamanho desejado. O líquido é naturalmente reabsorvido pelo corpo em até 24 horas.

Rowe conta que, embora tenha desenvolvido o Instabreast para simular os resultados de um implante de silicone, muitas mulheres estão procurando fazê-lo antes de uma festa ou evento para terem seios maiores por um dia. Ele adianta que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova técnica que aumente a duração do Instabreast para até três semanas.

 

Riscos

A aplicação não é unanimidade entre os médicos e uma versão que dure mais deve aumentar a controvérsia em torno da técnica. O cirurgião plástico Dr. Sandro Lemos, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, conta que a injeção de soro fisiológico nas mamas já era realizada no final do século XIX, por dançarinas de cabaré que desejavam aumentar os seios antes de apresentações. “O Instabreast é apenas um outro nome para essa mesma técnica, que foi abandonada diante dos inúmeros casos de infecção e complicações”, explica o médico.

Segundo o especialista, os riscos associados à técnica são diversos. “Entre os principais danos à saúde está o aparecimento de infecção local por acúmulo de bactérias dentro do tecido mamário, o que pode gerar dor, desconforto, secreção purulenta e perda maciça de tecido mamário com deformidades definitivas no local”, alerta.

O médico acrescenta ainda à lista de efeitos colaterais o aparecimento de hematomas, estrias e manchas. “Para as pacientes que almejam uma mudança temporária do tamanho dos seios, sugiro o uso de sutiãs com enchimento”, afirma.