Como acabar com fungos nas unhas?
Dermatologista ensina cuidados e tratamentos para recuperar unhas danificadas - e evitar que micoses apareçam

Apesar das unhas não receberem sempre a nossa atenção, elas precisam de cuidados, assim como quaisquer outras partes do corpo. Fungos podem se infiltrar e causar grandes estragos, gerando até mesmo a queda das garras, se não tratadas.
Para evitar este problema, a dermatologista Mariana Paixão, especialista em saúde das unhas e tratamentos avançados de doenças cutâneas, conta à CLAUDIA a melhor forma de identificar, prevenir e tratar fungos nas unhas.
Como os fungos aparecem nas unhas
Ambientes úmidos e quentes com grande circulação de pessoas, como piscinas, academias e salões de beleza, são propícios para os fungos se multiplicarem e causarem as famosas micoses (onicomicoses), especialmente se há lesões prévias na unha ou uso de materiais contaminado, diz a profissional.
Os fungos alteram o aspecto das unhas, que podem ficar amareladas, grossas, quebradiças e deformadas. “Em casos mais avançados, pode haver dor, descolamento da unha e mau odor”, afirma.
Há grupos mais propícios a desenvolver fungos nas unhas:
- Diabetes
- Problemas circulatórios
- Imunidade baixa
- Com sudorese excessiva
- Lesões frequentes nos pés
- Que usam sapatos fechados por longos períodos.
Como tratar fungo nas unhas

O tratamento é longo e varia de acordo com a gravidade, podendo incluir antifúngicos orais ou tópicos, como cremes e esmaltes medicinais. “Em média, leva de 6 a 12 meses para unhas dos pés e de 3 a 6 meses para as das mãos, mas o tempo depende da resposta individual e do comprometimento com os cuidados”, diz Mariana.
É importante não deixar de fazê-lo. “Muita gente demora a procurar tratamento por achar que ‘é só uma manchinha’ na unha. Em casos graves e sem tratamento, a unha pode se descolar completamente da pele e cair. O fungo danifica a estrutura da unha e pode comprometer inclusive o crescimento saudável da nova unha. Quanto antes o diagnóstico for feito, mais rápido e eficaz será o tratamento. Não negligencie a saúde das suas unhas”, alerta a dermatologista.
Cuidados para evitar fungos nas unhas
Com alguns cuidados no dia a dia, é possível evitar que os fungos nas unhas apareçam (ou reapareçam):
- Secar bem os pés após o banho;
- Usar meias de algodão;
- Evitar sapatos muito fechados por longos períodos;
- Não compartilhar instrumentos de manicure;
- Escolher salões que esterilizam corretamente os materiais;
- Manter a imunidade em dia.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.