6 posições de ioga para quem trabalha o dia inteiro sentado
Conheça quais são os exercícios mais indicados para quem tem esse tipo de rotina e comece já a praticá-los!
Você já deve ter ouvido a expressão “ficar sentado é o novo fumar”. Passar muito tempo sentado é associado a riscos de ataques cardíacos, síndrome metabólica, obesidade e diabetes tipo 2, além de morte prematura. Mas, para quem passa o dia no escritório, é difícil evitar passar muitas horas sentado. Mas isso não quer dizer que você tenha de ficar o dia todo grudado na cadeira.
Caminhadas ao longo do dia e suportes de computador que permitem trabalhar em pé ou caminhando na esteira são boas opções para minimizar o problema no longo prazo. No curto prazo, porém, a ioga pode ser a melhor alternativa para evitar as dores associadas ao sedentarismo do escritório.
Veja seis poses de ioga para quem passa o dia sentado!
1. Alongamento dos pulsos
Digitar o dia todo pode causar problema nos pulsos. Esse alongamento pode ser uma boa pausa para eles. De quatro, com os dedos apontados para a frente, rotacione o pulso direito para que os dedos apontem para trás. Faça o mesmo movimento com o pulso esquerdo, segure durante uma respiração e repita. Se quiser ousar, incorpore a posição do gato, arqueando as costas enquanto rotaciona os pulsos.
2. Posição do cachorro
Passar o dia na mesa significa ficar com as costas curvadas. Para abri-las – e alongar os adutores -, faça a posição do cachorro. Começando de quatro, encolha os dedos do pé, erga os quadros e leve os calcanhares até o chão. Segure por cinco espirações.
3. Posição do pombo
Ficar sentado muito tempo tensiona os quadris e uma das melhores maneiras de relaxá-lo é a posição do pombo. Começando da posição do cachorro, levante a perna direita e traga ela para frente, com a canela paralela à frente do seu tapete. Encolha os dedos, certificando-se de que seus quadris estão alinhados, e traga as palmas das mãos para a frente, descansando a testa no chão. Se seus quadris estiverem muito elevados, experimente apoiá-los em um cobertor. Segure por cinco respirações e repita com a perna esquerda.
4. Tornozelo no joelho
Outro alongamento de quadris: sentado com as costas eretas, coloque o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo. Se sentir os quadris bem abertos, ponha as mãos no chão e estique os braços para a frente. Segure por três respirações e repita do outro lado.
5. Joelho no joelho
Outro exercício para abrir os quadris e alongar a banda iliotibial. Comece sentado com as costas eretas e coloque o joelho direito sobre o esquerdo. De novo, você pode alongar ainda mais esticando os braços. Segure por três respirações e repita do outro lado.
6. Linha na agulha
Essa posição abre e alonga os ombros. De quatro, passe o braço direito por baixo do esquerdo, até seu ombro tocar o chão. Segure por três respirações. Volte para a posição inicial e repita com o outro braço.