Até meninas de 9 anos fazem cirurgia plástica em partes íntimas
Relatório britânica mostra que a procura por uma "correção" dos lábios vaginais começa mais cedo do que imaginávamos.
“Labioplastia” é uma palavra complicada, mas você provavelmente já ouviu falar de seu significado por aí. Trata-se de uma cirurgia plástica que diminui o tamanho dos lábios vaginais – e também pode ser chamada de “ninfoplastia“.
De acordo com um relatório do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido, 200 meninas com menos de 18 anos fizeram esta cirurgia entre 2015 e 2016 nos países do bloco (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Dentre elas, 150 eram menores de 15 anos, e a menina mais nova a fazer a cirurgia tinha apenas nove anos. Dá para acreditar?
Leia mais: 10 mitos sexistas sobre sexo que todo mundo precisa superar
Naomi Crouch, médica da Sociedade Britânica de Ginecologia Pediátrica e Adolescente, conta em entrevista à BBC que, entre as meninas que vão atrás deste procedimento, são comuns comentários como “Eu odeio minha vagina” ou “Quero retirar isto“.
“O fato de uma menina se sentir assim sobre uma parte de seu corpo, especialmente uma parte que é tão íntima, é muito triste”, diz a doutora.
Também em entrevista à BBC, a médica britânica Paquita de Zulueta destacou a importância da educação na prevenção de um crescimento deste fenômeno. “Não há educação suficiente”, ela diz, “e isso deveria começar em uma idade bastante jovem. É preciso explicar que existe um espectro grande e que, assim como todos temos rostos diferentes, também temos partes íntimas diferentes – e tudo bem”.
No Brasil
Neste contexto, infelizmente, o Brasil é recordista. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o país registrou o maior número de cirurgias plásticas nas partes íntimas do mundo em 2015: 12.870 mulheres realizaram uma labioplastia por aqui durante o período.
Leia mais: Maior site pornô da internet lança serviço de educação sexual
Em países como os Estados Unidos, por exemplo, que também têm observado um aumento na procura por este tipo de procedimento, os dados referentes a 2015 indicam apenas 3.547 labioplastias. A diferença é chocante, não? Os números brasileiros são quase 4 vezes maiores.