Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Anti-inflamatória: como a camomila pode ajudar sua pele

Ativo natural usado há séculos para tratar a saúde, esta florzinha é a melhor amiga da pele com leves danos que precisem de alívio rápido.

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 25 abr 2023, 12h27 - Publicado em 17 out 2018, 01h01

Há séculos usada para tratar a saúde, a camomila tinha até nome especial na Grécia antiga: “mãe da terra”. Depois de muito aperfeiçoamento na extração do que há de melhor nela, hoje é seu óleo essencial que entra nas fórmulas dos produtos de beleza e de tratamento que usamos; ele é um ótimo auxiliar para os cuidados de condições como enxaqueca, cólicas menstruais e problemas digestivos.

Na pele, a camomila tem funções anti-inflamatória, calmante e muito mais. Conversamos com as dermatologistas Adriana Benito (da Clínica Senses) e Cinthia Wilhelm (da Cia. da Consulta) para entender melhor como essas florzinhas tão lindas e cheirosas conseguem ser incríveis para também fazer bem à nossa pele.

Propriedades anti-inflamatórias da camomila

Peles com queimaduras de sol, dermatites e sensibilidades causadas por procedimentos estáticos ou mesmo por uma limpeza de pele um pouco mais agressiva se beneficiam com hidratantes à base de camomila, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

A lavagem da pele com sabonetes de camomila também ajuda muito nestes casos.

Continua após a publicidade

Camomila: calmante em todos os sentidos

Raras são as pessoas que nunca tomaram um chazinho de camomila para ficarem um pouco mais calmas. É verdade: a camomila é calmante tanto para a mente quanto para a pele.

Após a depilação, após o sol e quando a pele apresenta irritações de atrito, os cremes e loções de camomila são perfeitos para acalmar a pele, tirar a vermelhidão e devolver seu aspecto uniforme.

Um bom banho com água morna (no máximo a 37°C) e sabonete de camomila nessas situações também traz alívio imediato à pele.

Continua após a publicidade

Poder regenerativo para a pele 

A presença do alfa bisabolol na camomila a torna poderosa nos processos regenerativos da pele, amenizando rugas e linhas de expressão, recuperando áreas com queimaduras e prevenindo o envelhecimento precoce. Suas melhores aplicações, nestes casos, são em cremes.

Função antioxidante da camomila

O alfa bisabolol também confere à camomila uma função antioxidante que ajuda a minimizar manchas da pele e a uniformizar o tom da pele como um todo.

Em que produtos para a pele a camomila funciona melhor?

Principalmente devido à ação calmante, a camomila é muito bem-vinda em sabonetes de limpeza e hidratantes corporais. Ela também é um ativo interessante em procedimentos de consultório dermatológico, como peelings, lasers e microagulhamento, pois é anti-inflamatória e acelera a recuperação da pele.

Continua após a publicidade

Não se esqueça, de toda forma, de sempre consultar um/a médico/a dermatologista antes de escolher os produtos que usará na pele. As alergias à camomila são raríssimas, mas existem. Não corra riscos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.