Abdominoplastia: dúvidas sobre a plástica de abdômen
Veja o que é e como é feita a plástica abdominal e descubra como funciona a recuperação da cirurgia
Conheça mais sobre a abdominoplastia
Ilustração: Mauricio Melo
O que é?
Esse procedimento retira o excesso de pele e de gordura do abdômen e aproxima os músculos, restabelecendo a aparência de barriguinha firme.
Como é feita?
Com um corte no pé da barriga, de um quadril a outro. A barriga, do umbigo para baixo, é retirada. Os músculos abdominais, que estão frouxos e afastados, são aproximados com uma costura no tecido que os envolve. No final da cirurgia, a pele da barriga é esticada e costurada na altura da incisão. É feito um novo buraquinho para o umbigo. O procedimento leva até quatro horas.
Recuperação
A paciente vai para casa no dia seguinte, já caminhando, com uma cinta cirúrgica e um dreno. Em 15 dias, já é possível retomar atividades rotineiras, como trabalhar. O esforço físico, no entanto, só é liberado após 90 dias.
Cicatriz
A cicatriz será permanente (no pé da barriga) e precisará de cuidados durante a recuperação. É preciso usar as pomadas cicatrizantes indicadas pelo especialista. Importante: mulheres que fizeram cesariana podem usar o mesmo corte. Em um ano, a cicatriz deve ficar bem fininha e clara.
Preço médio: de R$ 6 mil* a R$ 12 mil*.
Atenção!
Procure um médico autorizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A lista com todos os cirurgiões habilitados do país está no site da entidade. Informe-se sobre o especialista e verifique se é possível fazer o pagamento em parcelas. Certifique-se de que o médico fará a intervenção em um hospital bem equipado e com bons profissionais.
*preços sugeridos em novembro/2010