PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

5 provas de que qualquer pessoa pode praticar a meditação

Cada um tem as suas particularidades, sem falar que as pessoas também têm estilos de aprendizagem diferentes. Por isso, confira opções para começar a meditar e perceba como qualquer um pode adotar a prática

Por Sasha Bronner (colaboradora)
Atualizado em 11 abr 2024, 20h42 - Publicado em 24 mar 2015, 13h55
ULTRA F / Thinkstock / Getty Images (/)
Continua após publicidade

Com tanta informação aí fora sobre os benefícios da meditação e dicas de como meditar, você pode ter a sensação de estar olhando para um corredor interminável de pasta de dentes na farmácia: opções em excesso e nenhuma ideia de onde começar.

Os artigos todos, a abundância de conselhos sobre meditação e insights de especialistas, tudo isso é muito bom. Mas pode parecer um pouco demais para os principiantes, sem falar que as pessoas têm estilos de aprendizagem diferentes. Por isso, confira cinco opções para começar a meditar:

1. Para a pessoa que aprende visualmente:

Descarregue o aplicativo gratuito Headspace. Basta colocar os fones de ouvido e acompanhar as instruções por dez minutos. O aplicativo torna a prática acessível, com instruções fáceis de seguir e vídeos simpáticos que explicam o que acontece quando meditamos.

2. Para quem aprende melhor em grupo:

Encontre um estúdio de meditação em sua cidade e assista a uma aula, ou até encare um desafio mensal.

Você também pode procurar aulas de meditação transcendental ou de MBSR (redução do estresse através de meditação mindfulness). O MBSR é referência no ensino de meditação mindfulness (atenção plena); geralmente é um curso dado ao longo de oito semanas. Quando você aprende meditação numa aula, tem um instrutor que poderá guiá-lo. Além disso, pode se beneficiar com as perguntas feitas pelos outros alunos do grupo.

Continua após a publicidade

3. Para quem é minimalista:

Apps e professores são prescindíveis. Feche os olhos, conte até cinco e então conte de volta até um. Repita isso por dez minutos (pode colocar um alarme suave para avisá-lo quando os dez minutos tiverem terminado). Quando sua mente se distrair, e isso vai acontecer, volte a contar. É só isso.

4. Para o extremista:

Viaje a algum lugar para passar um fim de semana de imersão completa na meditação, no silêncio ou nas duas coisas. Alguns dos retiros mais elogiados dos Estados Unidos incluem o Esalen Institute e o Spirit Rock Meditation Center, na Califórnia, mas existem muitas opções espalhadas por aí. Também há retiros de meditação transcendental. Mas é bom observar que estes podem ter um custo um pouco alto.

5. Para quem não quer se comprometer:

Ouça uma meditação guiada gratuita online (uma boa aposta para começar é uma das meditações de mindfulness da UCLA ou a meditação guiada de Tara Brach), que podem levar entre três e 12 minutos. Talvez você passe mais tempo ouvindo do que meditando, mas isso pode ser útil para quem é principiante. Não há compromisso ou dinheiro envolvido.

Continua após a publicidade

Matéria publicada em Brasil Post.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.