4 problemas de saúde que a massagem (ou drenagem) pode ajudar a tratar

Descubra se você pode usufruir dos benefícios desse método

A massagem profissional pode ser um ótimo complemento para os tratamentos convencionais. Por ativar a circulação e relaxar o corpo, ela torna-se uma grande aliada da saúde e do bem-estar. Confira alguns casos em que essa manipulação é benéfica:

Diminuir o inchaço

Por ativar o sistema linfático, a massagem é capaz de movimentar os fluídos corporais para os coletores de linfa, diminuindo o desconforto das extremidades dos membros e reduzindo a retenção de líquidos.

Redução do estresse e da ansiedade

Todo mundo conhece a massagem como algo capaz de relaxar, não é mesmo? Além da sensação gostosa do toque, o momento em que se faz uma pausa para cuidar de si é precioso para nosso bem-estar. Ainda segundo um estudo publicado pelo jornal Depression and Anxiety, o método pode reduzir a ansiedade:  a pesquisa demonstrou que, três meses após receber uma série de dez sessões de massagens, os pacientes analisados apresentavam metade dos sintomas de ansiedade que tinham antes.

Dores nas costas

Segundo um estudo publicado no jornal Annals of Internal Medicine, as massagens ajudam nas dores e na movimentação de pessoas com dores crônicas na região baixa das costas. Os participantes da pesquisa receberam uma massagem semanalmente, com duração de uma hora cada. Se quiser tentar também, peça indicação médica, pois qualquer pressão ou manuseio equivocado pode agravar o problema.

Insônia

Massagens suaves e relaxantes são capazes de ajudar os insones. Além disso, a aromaterapia com o uso de óleos essenciais potencializa o efeito.