17 perguntas e respostas sobre o câncer
Médicos revelam se qualquer pessoa pode desenvolver a doença, se a fé auxilia ou não no tratamento e os hábitos que ajudam a prevenir esse mal
Os tipos de câncer mais comuns nas mulheres são o de mama e de colo do útero
Foto: Getty Images
Quase todo mundo já teve um caso de câncer na família, mas sempre sobram dúvidas sobre essa doença. Para esclarecê-las, entrevistamos a oncologista Fernanda Capareli e o oncologista Hakaru Tadokoro. Veja algumas verdades que eles dizem sobre esse mal:
1. Quais são os tipos mais comuns de câncer nas mulheres?
Os tipos de câncer mais comuns em brasileiras são os de mama e de colo do útero.
2. Mágoa ou estresse podem causar câncer?
Quem é muito estressado ou vive triste, tem menor imunidade às células com maior predisposição a desenvolver câncer. A tristeza e a mágoa que algumas pessoas cultivam fazem com que o corpo não tenha forças para combater essas células “ruins” e, assim, a doença pode surgir.
3. Todo mundo tem células cancerosas?
Todo mundo pode ter em grau maior ou menor. Durante a vida, a gente tem várias células cancerosas que o próprio organismo consegue combater.
4. Alguns hábitos aumentam as chances de ter a doença?
Fumar, comer alimentos muito gordurosos ou industrializados, ingerir bebida alcoólica e expor-se demais ao sol são fatores de risco.
5. É só um problema genético e hereditário?
As estatísticas revelam: apenas 5, a cada 100 casos de câncer, são hereditários.
6. Dá para prevenir?
Afaste-se dos fatores de risco. Siga uma alimentação balanceada e rica em fibras, vegetais e frutas, tome a vacina contra o vírus HPV e use protetor solar todos os dias. “Assim, você reduz pela metade as chances de ter câncer”, afirma o oncologista Hakaru Tadokoro.
7. Quais são os tratamentos mais comuns?
Quimioterapia, radioterapia, cirurgia e tratamento imunológico com vacina. Pesquisas comprovam que algumas vacinas funcionam bem contra alguns tipos de câncer. Elas podem ser usadas de forma isolada ou combinadas.
8. O tratamento deixa a pessoa mais fraca?
Os efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia são cansaço, queda de cabelo e enjoo.
9. Câncer tem cura?
“Na fase inicial, o câncer é curável em mais de 95% dos casos”, diz Tadokoro. Mas, se o tumor é descoberto em fase avançada ou se já há metástase (se espalhou pelo corpo), a cura é mais difícil.
10. A doença pode voltar?
Por isso, o paciente precisa fazer acompanhamento médico regular até 10 anos depois de curado.
11. Existem exames preventivos?
Segundo Fernanda, os exames recomendados para as mulheres são os ginecológicos, como o Papanicolau, a mamografia e a colonoscopia. Para os homens, o toque retal é o indicado.
12. A fé pode ajudar no tratamento?
O importante é não desistir de viver. “Não existe comprovação científica sobre o poder da fé, mas os pacientes que entendem a doença têm uma postura mais positiva em relação a ela e ao tratamento”, revela Fernanda.
13. Manchas brancas na pele não são perigosas?
A maior parte dos tumores de pele se manifesta na forma de manchas escuras, e não claras.
14. Autoexame não funciona para câncer de tireoide?
Diferentemente do câncer de mama, que pode ser diagnosticado com autoexame caseiro, esse só pode ser diagnosticado por meio de ultrassonografia.
15. O paciente deve saber que tem câncer?
A família não deve esconder do doente. Mesmo que o tumor esteja em estágio avançado, a pessoa tem que saber da gravidade da doença, até para enfrentar melhor o tratamento.
16. Remédios novos são mais eficientes?
São drogas aprimoradas e possuem uma capacidade maior de curar o paciente.
17. Câncer é tudo igual?
Cada tipo de tumor tem sua evolução, método de tratamento e chances de cura diferentes. E isso varia também de acordo com o organismo de cada paciente.