12 coisas que só as pessoas que pensam demais entendem
"Nossa mente é uma batalha constante."
Lá está você pronta para fazer alguma coisa quando… pera lá. Será que você devia mesmo fazer isso ou talvez outra coisa?
Você é assim? Fica parada no meio do supermercado se debatendo sobre os várias marcas de arroz? Caso tenha respondido sim, parabéns! Você pensa demais.
1. Ouvimos o tempo todo: “Escolhe logo!”
Se você pensa demais, já ouviu essa frase um zilhão de vezes. As pessoas acham que é fácil escolher. Com certeza, às vezes é fácil, mesmo; por exemplo: você preferiria Brad Pitt ou seu marido?
Essa é fácil, mas quando você pensa demais sabe que escolher é uma tortura, pura e simplesmente.
2. Não conseguimos dormir se fizemos escolhas “erradas”.
Ah, é fundamental escolher o xampu, a bolacha, a vaga de estacionamento, o namorado, a namorada ou o par de meia certos. Toda escolha é vital. Algo pode dar muito errado se você comprar o short errado para usar na academia.
Na verdade, não vai acontecer nada. Você só vai ficar pensando se escolheu o short certo ou não.
3. Não consideramos a tomada de decisão uma questão de branco e preto.
Nada é tão definido. Sempre há outras opções, e quem pensa demais enxerga todo o espectro de possibilidades. Muita gente acha que pensar demais é um incômodo, mas na realidade é uma bênção.
Vemos inúmeras possibilidades, em vez de uma mera solução ou opção.
4. Somos a melhor pessoa para dar conselhos.
Quem pensa demais nunca se surpreende quando alguém vem pedir conselhos. Sabemos por que as pessoas vêm até nós com suas brigas domésticas e dramas familiares – porque vamos dissecar a situação e analisar todas as implicações.
E as pessoas adoram. Elas se sentem importantes enquanto refletimos sobre seus dilemas. Também as ajudamos a enxergar novos aspectos do problema. Quem pensa demais é um amigo muito valioso.
5. Preferimos que os outros escolham pela gente.
Quem pensa demais sabe por que a frase: “Pode escolher” não só ajuda, como salva. Às vezes, queremos que outra pessoa escolha pela gente para não termos de examinar mentalmente todas as possibilidades (o que, aliás, é muito cansativo).
Ficamos felizes quando alguém decide algo trivial como o restaurante onde vamos jantar.
6. As “grandes” decisões são fáceis.
Estranhamente, quem pensa demais pode esquadrinhar todas as vantagens e desvantagens de um modelo de tocador de Blu-ray, mas decidir em dois segundos abandonar o emprego e mudar de carreira. Demorei para escolher uma câmera para monitorar meu recém-nascido, mas não tive problema nenhum para decidir voltar para a faculdade depois de cinco anos afastada dos estudos.
Grandes decisões são empolgantes e poderosas, mas as pequenas decisões nos enchem de ansiedade.
7. Nos arrependemos, nos arrependemos, nos arrependemos.
É claro que, depois de tomar uma decisão importante, vamos debater mentalmente se fomos impulsivos demais ou se fizemos a escolha certa. Às vezes, nos arrependemos e duvidamos do nosso instinto.
8. Precisamos racionalizar sempre.
Só quem pensa demais entende por que, mesmo quando acontece algo incrível, gostamos de parar para pensar como aquilo aconteceu, se vai acontecer de novo e se merecemos.
Podemos nos arrumar e ficar lindas para comemorar um grande evento, mas, por dentro, quem pensa demais está se perguntando: “Será que eu mereço?”
9. Nossa mente é uma batalha constante.
Nosso instinto está lá. Confie em mim, ouvimos isso da primeira vez que consultamos nosso cérebro sobre alguma questão. O problema é que nossas preocupações tendem a tomar o lugar da sanidade e, de repente, está rolando uma batalha de escolhas dentro da nossa cabeça.
10. Sabemos que nosso comportamento é irritante.
Sabemos como é irritante não saber que sabor de sorvete queremos, mas é inevitável. Na verdade, quando os outros escolhem com facilidade, queremos ser do mesmo jeito.
OK, às vezes quando você escolhe sem pensar uma cerveja ou um par de sapatos, nosso cérebro diz em silêncio: “Escolheu errado, amiga. Se você tivesse mais discernimento…”
11. Sabemos o valor de não ser apressado.
Muitas vezes, pensar demais nos salva de usar aquela camiseta cafona ou de dizer sim pra um cara que vai se provar um pesadelo.
Não menospreze quem pensa demais, porque um dia você vai se arrepender das escolhas que fez e nós estaremos oferecendo nosso ombro pra você: “Sei como é”.
12. Não gostamos de vendedores que mostram “mais opções”.
Quando vendedores dizem: “Tem várias opções”, temos vontade de assassiná-los. Sério? Mais opções? Já estava difícil com as três que você mostrou.
Vendedores insistentes são os piores. Evitamos como a praga. Eles vêm cheios de “opções” e “opiniões”, mas não queremos nada disso. Não precisamos de mais distrações em nossas cabecinhas. Obrigada.
Artigo publicado originalmente no YourTango
Matéria publicada em Brasilpost.com.br