RECEITAS

Ingredientes
- 1 xícara (chá) | xícaras (chá) de amendoim (, sem pele, torrado para o creme)
- 1 1/2 xícara (chá) | xícaras (chá) de açúcar refinado (para o creme)
- 2 xícara (chá) | xícaras (chá) de leite (para o creme)
- 2 colher (sopa) | colheres (sopa) de amido de milho (para o creme)
- 3 gemas
- cumaru (ralado ou baunilha a gosto)
- 2 colher (sopa) | colheres (sopa) de manteiga (sem sal para o recheio)
- 6 unidade | unidades de banana-da-terra (maduras e cortadas em rodelas para o recheio)
- 1 limão-taiti (, apenas as raspas para o recheio)
- 3 claras de ovos (para o suspiro)
- 1 colher (chá) | colheres (chá) de suco de limão-taiti
Modo de Preparo
Prepare o creme No liquidificador ou no processador, bata o amendoim com o açúcar até formar uma paçoca fina. Transfira para uma panela, junte os demais ingredientes e misture bem, ainda com o fogo desligado. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por cerca de oito minutos ou até o creme começar a engrossar. Desligue e reserve.
Prepare o recheio Em uma frigideira, aqueça a manteiga e grelhe as bananas rapidamente, apenas para que fiquem macias. Transfira para uma tigela e tempere com as raspas de limão. Reserve.
Prepare o suspiro Na batedeira, bata as claras com o suco de limão e o açúcar até que fiquem bem firmes. Reserve. Em um refratário, disponha as rodelas de banana reservadas e espalhe o creme por cima com uma espátula. Cubra com o suspiro e leve ao forno preaquecido a 160ºC por 30 minutos ou até dourar. A torta pode ser servida quente ou gelada. Se preferir, decore com rodelas de banana grelhadas.
*Receita da chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto (2 tortas salgadas e 1 doce para deixar o fim do ano mais saboroso)