Receitas
Babka de chocolate
- Dificuldade Médio
- Preparo Demorado (+45 minutos)
- Rendimento 1 unidade
-
100 gramas de manteiga sem sal (para o recheio)
-
3/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (120 g - para o recheio)
-
90 gramas de chocolate meio-amargo (entre 50% e 60% cacau - para o recheio)
-
1/3 xícara (chá) de cacau em pó (30 g - para o recheio)
-
1 limão-siciliano ou laranja (apenas as raspas - para o cheio)
-
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (275 g - para a massa)
-
5 gramas de fermento biológico seco (para a massa)
-
2 1/2 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro (25 g - para a massa)
-
1/2 colher (chá) de sal (para a massa)
-
2 ovos batidos (para a massa)
-
50 mililitros de leite (para a massa)
-
80 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente (para a massa)
-
2/3 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (100 g - para a calda)
-
100 mililitros de água (para a calda)
Prepare o recheio Forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga. Em uma panela, adicione a manteiga, o açúcar e o chocolate do recheio e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até derreter e ficar homogêneo. retire do fogo, acrescente o cacau em pó e misture bem para dissolver. Despeje o creme de chocolate em um bowl para esfriar e reserve.
Prepare a massa Na tigela da batedeira, com o gancho para massas, adicione a farinha de trigo. De um lado, coloque o fermento e, do outro, o açúcar e o sal. Faça um furo no meio da farinha e adicione os ovos batidos e o leite. Ligue a batedeira em velocidade baixa e bata por cerca de 3 minutos, até firmar a massa. Aumente a velocidade para média e acrescente a manteiga, um pouquinho por vez. Espere o pedaço de manteiga ser totalmente incorporado à massa antes de adicionar o próximo. Depois de adicionar toda a manteiga, continue sovando em velocidade média até obter uma bola de massa lisa e brilhante. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em um retângulo de 40x30cm com a ajuda de um rolo. Fique com um dos lados de 40cm próximo a você. Espalhe o creme de chocolate e as raspas de limão, deixando uma margem de 1cm nas laterais. Enrole a massa, partindo da lateral mais próxima, formando um rocambole, o mais apertado que conseguir. Deixe o fecho da massa para baixo e gire-a, de forma que uma das extremidades fique virada para você. Com uma faca bem afiada, corte a massa ao meio no sentido do comprimento, deixando cerca de dois dedos ainda unidos na extremidade superior. Vire os lados cortados (onde dá para ver o recheio) para cima e comece a trançar: o pedaço da direita passa por cima do da esquerda, até que a trança esteja pronta. Transfira a babka para a forma, cubra com um pano ou plástico, e deixe crescer por duas horas ou até dobrar de tamanho. Cerca de 20 minutos antes de assar, pré-aqueça o forno a 200ºC. Asse a babka por 15 minutos, depois reduza o forno para 180ºC e asse por mais 30 minutos, ou até estar dourada e, ao inserir um palito no centro, ele sair limpo.
Prepare a calda Enquanto a babka está no forno, faça a calda. Em uma panela pequena, adicione o açúcar e a água e leve ao fogo médio. Mexa até que o açúcar dissolva. Abaixe o fogo e deixe ferver, sem mexer, até ficar na textura de um xarope – cerca de 5 minutos. Quando a babka estiver pronta, pincele a calda fria sobre a babka quente. Deixe esfriar por alguns minutos para conseguir manuseá-la. Sirva ainda morna ou em temperatura ambiente.
*Receita da jornalista Lorena Tabosa
- Origens geográficas Judaica
- Ocasiões Café da Manhã, Dia a Dia, Festas