Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Podcast: o que é, como e onde ouvir e os melhores para começar

É de graça? Onde encontro os mais legais? Vem cá que a gente explica tudo para você entrar na onda dos podcasts.

Por Da redação
Atualizado em 19 abr 2024, 13h31 - Publicado em 25 set 2019, 18h09

 

Você sabe o que é podcast? Se você nunca viu, nem escutou, só ouve falar, não se sinta mal. Embora não seja uma novidade – existe desde 2004 – a popularização no Brasil só aconteceu recentemente. O fato de os smartphones terem dominado o mercado de celulares tem tudo a ver com isso, mas… vamos começar do começo.

O que é podcast?

Explicando de uma maneira simples, é como se fosse um programa de rádio, mas que você ouve onde e quando quiser. Quem faz podcast – pessoas ou empresas – disponibiliza esse arquivo de áudio para que o ouvinte possa acessar de seu computador, tablet ou smartphone.

Existem podcasts dos mais diversos temas, alguns longos, outros curtos, e de formatos diferentes: entrevista, debate, análise, bate-papo e até de ficção, como se fosse uma radionovela. Sim! Nos Estados Unidos, tem até ator de Hollywood gravando histórias em capítulos, distribuídas por podcast.

Continua após a publicidade

Como ouvir?

No início da história dos podcasts, era um pouco trabalhoso: você precisava encontrar o site, baixar o arquivo, colocar no MP3 Player… por isso que hoje em dia está muito mais fácil. Serviços de streaming de música como o Spotify, Deezer e iTunes distribuem também podcasts. Se você usa um deles, pode procurar pela área de podcasts e, uma vez lá, ouvir e até assinar um programa, para ser notificado das atualizações.

Além disso, existem programas específicos para ouvir podcasts, que você pode baixar gratuitamente no seu celular Android ou iPhone. Para o Android, alguns dos mais populares são o Pocket Casts e o Google Podcasts. No iPhone, todo mundo usa o app Apple Podcasts. Lá você pode procurar indicações, assinar programas e até programar o download automático dos episódios.

Ah é: praticamente todos os programas permitem que você faça o download dos episódios (quando você estiver conectada no wi-fi, por exemplo), para ouvir no ônibus, no metrô, na fila do banco, no trânsito… desse jeito, o podcast vira um verdadeiro companheiro dos momentos de tédio.

Continua após a publicidade

É de graça?

A maior parte dos podcasts é distribuído gratuitamente, sim. Alguns programas para ouvir podcast podem cobrar mensalidade ou uma taxa única, mas sempre há opções gratuitas – como o Google Podcasts para Android e o Apple Podcasts para iPhone. Alguns raros podcasts cobram assinatura.

Quais os melhores podcasts para começar?

Podemos puxar a sardinha para nosso lado? O MdeMulher tem um podcast maravilhoso sobre astrologia e ~coisas místicas~ chamado Bem Bruxonas.

Continua após a publicidade

Em episódios novos todas as segundas-feiras, a astróloga Masumi Suginoshita, junto com os jornalistas Ligia Helena e Lucas Castilho fala sobre o céu da semana, ensina a ler mapa astral e dá conselhos preciosos.

Bem Bruxonas no SpotifyBem Bruxonas no Pocket CastsBem Bruxonas no Google PodcastsBem Bruxonas no YouTube (sim!)

Para notícias diárias, o Café da Manhã, da Folha de S Paulo, é um dos mais ouvidos do Brasil. Mas esse, você só encontra no Spotify.

Continua após a publicidade

O Mamilos tem como objetivo “construir pontes, e não provar pontos”. Apresentado por Ju Wallauer e Cris Bartis, elas escolhem toda semana um tema polêmico para debater com especialistas convidados.

Você gosta mesmo é de cultura pop e zoeira? Então se joga no Um Milkshake Chamdo Wanda, do site Papel Pop, apresentado por Phelipe Cruz, Marina Santa Helena e Samir Duarte.

Se sua praia é Saúde, nossos vizinhos de redação aqui na Editora Abril tem o Detetives da Saúde.

Continua após a publicidade

Se preparando para o vestibular? Ouça o Marca-Texto, do Guia do Estudante.

E se você está grávida ou pretende engravidar, o Bebê.com.br tem o Da Gravidez ao Primeiro Chorinho.

Gosta daquelas séries de TV sobre crimes reais? Então respira fundo e comece a ouvir o Projeto Humanos – Caso Evandro. É de arrepiar.

Esse são apenas alguns dos nossos preferidos para você começar a ouvir podcasts. Se você entende inglês (ou quer exercitar o ouvido), então… é um mundo todinho para conhecer. Temos certeza que você vai adorar!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.