Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

RJ registra 100 mil mulheres vítimas de violência doméstica em 2020

O Dossiê Mulher 2021, lançado na segunda-feira (18), detalha os índices de violência contra a mulher no estado

Por Da Redação
Atualizado em 18 out 2021, 13h37 - Publicado em 18 out 2021, 13h35

O Dossiê Mulher 2021, realizado pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), aponta que cerca de 98 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar no Estado do Rio em 2020.

Lançado nesta segunda-feira (18), o documento levantou ainda 78 casos de feminicídio, dos quais pelo menos 15 foram presenciados pelos filhos. O crime previsto por lei é caracterizado pelo assassinato de uma mulher por conta do seu gênero.

A partir das estatísticas levantadas pelo dossiê, o governo estadual criou dois programas: o Núcleo de Atendimento aos Familiares de Vítimas do Feminicídio e o treinamento de polícias militares com o intuito de garantir o cumprimento de medidas protetivas contra agressores.

O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que “o objetivo dos núcleos é acolher especialmente crianças e adolescentes. Além disso, as equipes do Patrulha Maria da Penha estão capacitando policiais de todos os batalhões, principalmente do interior, para atender casos de descumprimento de medidas protetivas.”

Continua após a publicidade

Os dados levantados pelo ISP-RJ indicam que das 78 vítimas de feminicídio, 52 eram mães e 34 tinham filhos menores de idade. Do total, apenas nove tinham medidas protetivas contra seus companheiros. Além disso, 78,2% dos autores dos crimes são companheiros ou ex-companheiros.

O levantamento ainda revela que 75% dos crimes foram cometidos dentro de uma residência. Do total de casos, mais da metade das vítimas (57,7%) tinha entre 30 e 59 anos e era negra (55,1%). Faca, facão e canivete estão entre as armas mais usadas, cerca de 40%, e arma de fogo vem em seguida, com 24,4%.

Situação de briga foi a motivação do crime em 27 casos, enquanto o término do relacionamento foi o motivo para 20 deles. Mais da metade das vítimas já tinha sofrido algum tipo de violência, que não foi registrada.

Continua após a publicidade

Além disso, os dados levantados pelo estudo apontam que, em 2020, aconteceram 5.645 casos de violência sexual, 15,8% menos do que no ano anterior. No entanto, analisando por dia, foram em média 15 casos registrado. Sendo assim, a cada uma hora e meia uma mulher foi violentada sexualmente.

O estupro de vulnerável foi um crime que se destacou na análise também, com 2.754 casos identificado, dado que supera o dobro registrado no último ano. Por dia, em média, sete meninas com até 14 anos foram estupradas no estado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.