Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vítimas de violência doméstica não estão sós no isolamento

A violência contra mulher teve um aumento de até 50% em alguns estados durante o distanciamento social, segundo o Instituto Maria da Penha

Por Ana Carolina Pinheiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 Maio 2020, 14h28 - Publicado em 16 Maio 2020, 14h05

Poderia ser uma chamada de vídeo normal com os parceiros de trabalho, mas que por sinais de uma não normalidade salvou uma mulher. O vídeo do Instituto Maria da Penha que viralizou nesta semana traz essa situação corriqueira para fazer o alerta que a violência doméstica está mais próxima do que muitos imaginam. Além da proximidade, a frequência em que os casos acontecem é alarmante. A cada 2 segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil, conforma dados do Instituto.

O espaço doméstico para as mulheres que são vítimas de agressão não é sinônimo de segurança, principalmente em tempos distanciamento social, em que passam mais tempo ao lado do agressor. Segundo o Instituto, desde o início do isolamento social, os casos de violência doméstica atendidos pela polícia militar apenas no estado de São Paulo aumentaram 44,9%.

Além de São Paulo, de acordo com um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), comparando com os meses de março e abril do ano passado, as agressões contra mulheres também cresceram no Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará.

Continua após a publicidade

Para Regina Célia Barbosa, cofundadora e vice-presidente do IMP, há pontos modificados na relação da vítima e agressor na quarentena. “Primeiro é que o agressor passa a ter acesso irrestrito ao celular da vítima, provavelmente ele a obrigou a retirar a senha para vasculhar todos os seus contatos e mensagens. O que leva ao segundo ponto, quando a vítima fica desgastada e cede mais rápido às chantagens, pois não suportar ficar muito tempo tensionada emocionalmente”, explica Regina.

O resultado desses agravamentos, segundo a cofundadora do Instituto, é o controle total do agressor à mulher. “A violência psicológica e moral em sua permanência faz com que a vítima entre em depressão e não ofereça nenhuma resistência aos ataques”, comenta. Por isso é uma responsabilidade coletiva ter atenção aos sinais de anormalidade. “Expressão deprimida, sem querer falar muito, desanimada são formas de expressar a sensação de que está sendo controlada, vigiada e violentada”, alerta Regina

Mas, assim como Carla conseguiu avisar à colega de trabalho Mariana, que tinha sido agredida pelo marido e receber ajuda no vídeo fictício, na vida real nenhuma vítima também está sozinha. Por isso, falar com alguém em que se sinta à vontade ou esteja próximo e denunciar são recomendações essenciais para a segurança das mesmas. No número 190 (Polícia Militar), é possível falar sobre emergência. Já no 180 (Central de Atendimento à Mulher) são recebidas as denúncias. O Instituto também oferece orientações jurídicas e psicológicas às mulheres vítimas de violência pelo direct no Instagram e no e-mail institutomariadapenharecife@gmail.com.

Continua após a publicidade

Assista ao vídeo das agências F.biz e Vetor Zero, em parceria com o Instituto Maria da Penha:

Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.